Home / UE reforça vigilância contra ‘Big Techs’

UE reforça vigilância contra ‘Big Techs’

Fonte: Terra

5 de julho de 2023

Sete Big Techs globais serão alvos de vigilância do poder Executivo da União Europeia com base em novas regras antitruste estabelecidas pela Lei de Serviços Digitais.

A medida será imposta às americanas Google, Apple, Meta, Amazon e Microsoft, à chinesa ByteDance (dona do TikTok) e à sul-coreana Samsung. O anúncio foi feito pelo comissário de Indústria da União Europeia, Thierry Breton. Segundo ele, essas empresas “têm dimensões que incidem sobre o mercado interno” e, por isso, são classificadas como “gatekeepers”, ou seja, têm o potencial de criar eventuais distorções na economia digital.

Até o dia 6 de setembro, será divulgada uma nova lista de empresas com maior poder de mercado, e a partir dessa data as companhias terão um prazo de seis meses para comprovar a adequação à Lei de Serviços Digitais. O cumprimento das medidas será uma condição obrigatória para que as multinacionais permaneçam no mercado europeu.

A UE também lançou novos protocolos para garantir “uma aplicação mais rigorosa” do regulamento europeu acerca de privacidade. Segundo a Comissão Europeia, um dos objetivos será o de cooperar internacionalmente pela proteção de dados, especialmente em casos relacionados às Big Techs que envolvam mais de um país.

“A proposta vai contribuir para diminuir disputas e facilitar o consenso entre as autoridades desde as fases iniciais de investigações”, afirmou o comissário europeu de Justiça, Didier Reynders.

Confira matéria no Terra

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Autorregulação volta a ganhar força no debate do PL das Fake News
Orlando Silva (PC do B-SP) indicou que saída poderia encontrar consenso em parlamentares contrários à criação de nova agência reguladora O deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) indicou que poderá reincorporar ao texto do Projeto de Lei 2.630/20, o chamado PL das Fake News, a previsão de autorregulação das empresas de tecnologia pelo controle […]
A Comunicação tem papel essencial neste período de retomada
“As marcas contam com total apoio das agências, dos veículos de comunicação e de todo o trade publicitário”, afirma Cláudio Carvalho, presidente da ABAP Bahia e presidente da Morya Comunicação, ao Jornal A Tarde. Na entrevista, o executivo fala sobre os desafios e as perspectivas, para o mercado e para a agência, diante da pandemia.  Entrevista originalmente […]

Receba a newsletter no seu e-mail