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Nossas Causas

Conheça as ações realizadas pela ABAP na defesa do mercado publicitário e da indústria da comunicação e na contribuição do setor para a sociedade

“Liberdade de expressão e democracia são intimamente ligados – um depende do outro. Há décadas a publicidade nacional é fundamental na manutenção da independência econômica dos veículos de comunicação. E independência econômica significa independência de opinião” – Mario D’Andrea, presidente da ABAP Nacional.

A defesa da liberdade de expressão é uma luta permanente da ABAP. Por isso, a ABAP é entidade associada e cofundadora do Instituto Palavra Aberta e apoia diversas ações, eventos e discussões sobre o tema.

Quando o assunto é propaganda, o Brasil está sempre entre os 3 melhores mercados do mundo. Isso não é coincidência.

O modelo de autorregulamentação e as inúmeras leis federais – ambos construídos nas últimas décadas por anunciantes, veículos e agências – garantiram um ambiente ético/profissional que propiciou o surgimento de grandes empresas, grandes profissionais e milhares de grandes sucessos de marketing.

Ética e Compliance são questões-chave para a sobrevivência e eficiência das empresas. As Diretrizes de Compliance – Guia de Boas Práticas para o Mercado Publicitário foram elaboradas para orientar as agências e o ambiente em que operam, protegendo-as de atos ilegais, fraudes ou situações irregulares, e fortalecendo a reputação e credibilidade do setor publicitário.

Diversidade e Inclusão

A publicidade reflete a sociedade em que está inserida e a ABAP atua em diferentes frentes para fortalecer a representatividade no setor. Dentre algumas das ações da entidade estão a realização do Censo Global de Diversidade e Inclusão no Marketing no Brasil e o apoio ao Observatório da Diversidade. A ABAP também é signatária do projeto “Respeito e Diversidade”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e do "Pacto pela Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho", do Ministério Público do Trabalho. A entidade vem trabalhando para ampliar a participação de mulheres em sua diretoria e no Conselho de Ética do Conar. Para incentivar as boas práticas de acessibilidade na web, a ABAP lançou o primeiro site do Brasil com atendimento online para pessoas surdas.

A publicidade dirigida a crianças é um tema importante e complexo, em pauta em diversos países e também no Brasil. Consciente de sua responsabilidade, a ABAP buscou expandir esse debate por meio da campanha Somos Todos Responsáveis, com o objetivo de promover uma discussão equilibrada, aberta ao diálogo e à liberdade, e que contribuísse para uma ampla reflexão sobre o assunto.

Lançada em abril de 2021, a VoxComm, nova voz global das agências, é uma coalizão formada por entidades representativas de agências de publicidade de 36 países. Sua missão é defender o valor da criatividade comercial para o crescimento dos negócios e atuar para construir um modelo global de negociação e concorrência. O presidente da ABAP, Mario D'Andrea, compõe a diretoria da VoxComm, ao lado de Marla Kaplowitz, Presidente e CEO da 4A's, Paul Bainsfair, Diretor Geral do IPA, Tony Hale, CEO do Advertising Council Australia, e Scott Knox, Presidente e CEO do ICA do Canadá.

“Não tenho dúvidas em dizer que a autorregulamentação é um dos fatores que tornaram possível à publicidade ser um dos segmentos empresariais mais competitivos do Brasil, uma importante referência na atividade mundial” – João Luiz Faria Netto, presidente do Conar.

A autorregulamentação da atividade publicitária, seu aprimoramento e fortalecimento, são discussões centrais para a ABAP. A entidade é co-fundadora e participante ativa das atuações do Conar.

Combate à Pirataria

“A pirataria digital é extremamente prejudicial para os empregos de toda a cadeia audiovisual e precisa ser enfrentada não apenas pela ótica do crime contra a propriedade intelectual, como também pelos danos econômico e de equilíbrio saudável da concorrência” – Mario D’Andrea, presidente da ABAP.

A ABAP é signatária do termo de entendimento para reforçar o combate à pirataria digital do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação é parte dos esforços do Conselho Nacional de Combate à Pirataria.

LGPD

A ABAP acompanha ativamente os temas relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, tendo realizado o 1º workshop exclusivo para agências de publicidade e outros eventos para debater a aplicação da LGPD. A ABAP também faz parte da Coalizão da Comunicação Social, que acompanha as ações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e pediu o adiamento da vigência da Lei diante da crise sanitária causada pela Covid-19.

O combate às fake news e à desinfodemia é um dos principais desafios da indústria da comunicação e de extrema relevância para a publicidade. A ABAP é uma das fundadoras da Coalizão Liberdade com Responsabilidade, grupo formado por mais de 40 entidades do setor da comunicação social com o objetivo de solicitar aperfeiçoamentos no PL das Fake News, em tramitação no Congresso Nacional.

Transparência na Publicidade Digital

A ABAP defende que as leis que regulam o mercado publicitário brasileiro também sejam aplicadas na contratação de publicidade na internet e que o modelo de negócio e as práticas relacionadas a conteúdo e seu impulsionamento sejam transparentes.

A ABAP contribuiu para a elaboração, divulgação e implementação da Lei 12.232/10 – que regulamenta os critérios para as licitações públicas de serviços de publicidade – auxiliando agências e instituições no desenvolvimento de seus processos licitatórios.

A ABAP é entidade apoiadora do “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, elaborado pelo Comitê de Sourcing da ABA em parceria com a Q&A Associados. “Esse é o papel das agências: serem parceiras na construção de grandes marcas e na geração de riquezas e no crescimento das empresas brasileiras" - Mario D'Andrea, presidente da ABAP.

A ABAP é entidade cofundadora e mantenedora do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, criado e mantido para propor boas práticas comerciais entre anunciantes, agências de publicidade e meios de comunicação.

Com o objetivo de servir como orientador das agências na garantia da proteção e segurança de seus colaboradores e parceiros, a ABAP organizou o "Protocolo de Prevenção à Covid-19 em Agências de Publicidade", que traz recomendações para o retorno dos trabalhos nos escritórios em linha com as orientações da OMS e das autoridades sanitárias do Estado de São Paulo. O material inclui um site e um vídeo educativo. Acesse o material completo.

"Vacina Salva" é uma campanha pela valorização da ciência e suas conquistas ao longo da história e em defesa da vacina em massa para vencer a pandemia. "Quando fomos procurados pelas grandes entidades de ciência e medicina do país, atendemos prontamente. Fica claro para nós que a falta de informação da população é a maior doença da sociedade moderna. Só com campanhas sérias e esclarecedoras poderemos combater a pandemia e outros males que hoje enfrentamos" - Mario D'Andrea, presidente da ABAP.