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1 de fevereiro de 2022
Os legisladores de ambos os partidos devem apresentar projetos de lei que podem quebrar o domínio do Google sobre o negócio de publicidade e começar a acabar com os monopólios das Big Techs, segundo apurou o portal The New York Post. O senador Mike Lee (R-UT) deve apresentar, dentro de semanas, um projeto que impediria o Google e outras grandes empresas de tecnologia de controlar várias partes da cadeia de fornecimento de anúncios online. E embora a conta de Lee pareça ser direcionada diretamente ao Google, também pode afetar a Meta, empresa controladora do Facebook e do Instagram, que gera a maior parte de sua receita com publicidade.
O projeto acabaria com a capacidade de uma empresa de atuar como corretora para um comprador ou vendedor de espaço publicitário e, ao mesmo tempo, possuir a bolsa onde o espaço publicitário é negociado, disse uma fonte com conhecimento da legislação proposta. A aprovação deste projeto de lei representaria um golpe potencialmente multibilionário para o modelo atual do Google, que, segundo os críticos, permite que a gigante da tecnologia cobre comissões injustamente altas.
Os críticos dizem que o Google muitas vezes desempenha os papéis de comprador, vendedor e intermediário no mercado de anúncios online – uma posição que um dos próprios funcionários da gigante de tecnologia comparou ao Goldman Sachs, dono da Bolsa de Valores de Nova York. “Uma negociação de ações de US$ 100 mil custará alguns dólares em taxas de câmbio pagas à NYSE […] “Mas uma campanha publicitária de US$ 100 mil custará US$ 20 mil em taxas pagas à exchange do Google”, disse o professor de direito antitruste de Notre Dame, Roger P. Alford. A empresa passou a cobrar um “imposto de monopólio” de 22% a 42% em cada transação de publicidade que é repassada aos consumidores na forma de preços mais altos.
O projeto de Lee também daria ao Google um dever fiduciário para com seus clientes de publicidade, da mesma forma que um consultor financeiro é legalmente obrigado a agir em benefício exclusivo de seus clientes. Tais requisitos potencialmente forçariam o Google a desmembrar ou vender partes de seus negócios de publicidade, que renderam US$ 147 bilhões (quase R$ 780 bi) em 2020 – mais de 80% da receita total da empresa.
No Senado, o projeto de Lee tem o apoio da presidente do comitê antitruste, senadora Amy Klobuchar (D-MN), senador Richard Blumenthal (D-CT) e senador Chuck Grassley (R-IA). O escritório de Lee também está conversando com os representantes David Cicilline (D-RI) e Ken Buck (R-CO) sobre um possível projeto de lei complementar da Câmara. Os congressistas estão entre os defensores mais sinceros no Congresso de ações antitruste contra grandes empresas de tecnologia.
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