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Netbags faz anúncio falso e acumula reclamações

Fonte: Valor Econômico

18 de abril de 2022

Empresa inventou que a fundadora teria falecido de câncer e que a loja estava se desfazendo do estoque

Nada como um texto sentimental, sobre a perda de uma mãe querida por um filho, para amolecer o coração de uma consumidora que com apenas um clique pode comprar uma bolsa de luxo com desconto de 80%. Tudo certo se a história, fosse verdadeira. Mas não é.

O site Netbags publicou uma nota de falecimento de sua fundadora, lamentando a morte e dizendo que em sua homenagem as bolsas estavam sendo vendidas a preço de custo. Mas no próprio site há um asterisco de pé de página, levando à explicação de que o texto amoroso da carta do filho, Marcelo, para sua mãe Marcilene Fernandes Freitas, falecida, era produção de “story telling”. Fictício, segundo o texto do site: “O site netbags.com.br utiliza de uma narrativa fictícia. Todo o enredo de Dona Marcilene é fictício, lúdico…”.

Algumas consumidoras se deram ao trabalho de checar as fotos publicadas no site e concluíram que se tratavam de reproduções de famílias retiradas de bancos de imagens disponíveis. Até ontem, a Netbags havia recebido 275 protestos no site Reclameaqui.com.br, o mais acompanhado por empresas e consumidores, com 30 milhões de acessos por mês.

No caso da Netbags, entre outras que são campeãs de protestos no site Reclameaqui, mesmo o CNPJ e o registro em território nacional são difíceis de serem verificados. A empresa não atende ligações ou responde a emails. O Valor tentou falar com a Tríade Empreendimentos Digitais Ltda, que seria a administradora do site, mas não conseguiu.


No último dia 23 de março, a advogada Andrea Sena, de Vargem Grande Paulista, registrou sua reclamação contra a Netbags no site Reclameaqui, por não ter recebido a encomenda de duas bolsas.

A primeira, estilo Channel, teria preço normal de R$ 11.18,75, mas saía por R$ 223,75; a segunda, anunciada como marca Tote , custaria em época normal R$ 16.16,25, e ficou por R$ 325,55. A liquidação, segundo o site, acontecia porque a fundadora da Netbags Marcilene Fernandes Freitas, teria falecido de câncer e a loja estava se desfazendo do estoque. A advogada tentou cancelar a compra, mas queixa-se de ter recebido código de rastreio errado e de não conseguir contato com a empresa.

O ambiente digital vem, entretanto, propiciando a divulgação de anúncios enganosos por vezes feitos por empresas de fora do Brasil, em que o consumidor fica sem ter a quem recorrer. “O caminho é o departamento de pirataria da Polícia Federal”, diz o presidente do Conar.

Uma sugestão para os consumidores do comércio eletrônico é sempre checar quando o site foi criado. No caso da Netbags foi em 21 de fevereiro de 2022. No caso da campeã das piores empresas do Reclameaqui, entre as novatas, a Tayron Distribuidora, com 327 reclamações, foi criada em dezembro de 2021. São sites que começaram a funcionar recentemente, sem tempo para serem avaliados pelos consumidores.

Confira matéria no Valor Econômico

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