Home / Mobilização lembra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Mobilização lembra Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Fonte: Abert

3 de maio de 2022

Para marcar a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, o Instituto Palavra Aberta e a Unesco, com o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas a ABERT, lançaram a campanha “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade.

A campanha disponibiliza peças publicitárias que poderão ser divulgadas gratuitamente pelos veículos de comunicação e redes sociais, com foco na importância de uma imprensa livre e independente. A estratégia de divulgação do material – que tem entre os temas a segurança dos profissionais da mídia, desinformação e a sustentabilidade dos meios de comunicação – ficará a cargo de cada veículo.

A UNESCO sugere ações específicas, como a realização de debates, coberturas, editoriais, entrevistas, podcasts, webinários e eventos que reflitam a importância da data e o papel da imprensa para a democracia.

Um tuitaço, marcado para a próxima terça-feira (3), entre 10h e 12h, também está entre as ações. Os participantes poderão utilizar as seguintes hashtags:#diamundialdaliberdadedeimprensa,#imprensalivre, #jornalismosemmedo, e #jornalismoindependente.

Para a diretora da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, a data também lembra o respeito à liberdade de expressão.“Tanto os meios de comunicação, como os cidadãos, devem se expressar livremente, sem sofrerem ameaças, ataques ou qualquer tipo de violência ao apurar os fatos e relatar histórias”, afirma.

Além da mobilização brasileira, de 2 a 5 de maio ocorrerá a Conferência Anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, em Punta del Este (Uruguai), com uma programação paralela também em Montevidéu.

Para saber mais, acesse https://cutt.ly/GGWSq2c

Confira no portal da Abert

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Cenário do varejo muda investimento em mídia
O cenário da mídia de varejo tornou-se cada vez mais complexo. Os donos do orçamento já tiveram que considerar apenas um punhado de estabelecimentos para seus orçamentos de mídia de varejo, mas hoje eles têm uma miríade de opções. Embora a Amazon tenha dominado o setor de mídia de varejo por anos — soma 89% […]
Indicados à ANPD são nomeados e órgão já pode sair do papel
Foram oficializados os indicados para o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais. Com isso, a ANPD já pode ser criada e passar a operar, mas aguarda local físico onde o órgão deverá funcionar. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail