Home / Marketplaces terão que mudar propagandas sobre “entrega mais rápida do país”

Marketplaces terão que mudar propagandas sobre “entrega mais rápida do país”

Fonte: Valor Econômico

3 de dezembro de 2021

Americanas.com (B2W), Magazine Luiza e Mercado Livre alegavam serem as mais céleres

Propagandas sobre a velocidade das entregas pelos marketplaces no Brasil terão que ser alteradas por decisão do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar). Essa foi a orientação do órgão em três casos envolvendo diferentes empresas – Americanas.com (B2W), Magazine Luiza e Mercado Livre. Todas alegavam ter a entrega mais rápida do país.

A responsabilidade dos marketplaces

A disputa sobre a entrega mais rápida teve as primeiras decisões no órgão em junho. O Mercado Livre contestou anúncio da Americanas.com na Black Friday de 2020 sobre a velocidade.

Segundo a denúncia, a alegação de maior rapidez na entrega das compras carece de comprovação confiável, levando o consumidor ao engano. O Mercado Livre juntou a sua denúncia uma pesquisa que demonstraria que ela teria a maior velocidade na entrega, de acordo com o processo. O Conar realizou uma reunião de conciliação, mas não foi possível acordo entre as partes.

Na defesa no Conar, a B2W apresentou uma pesquisa e afirmou que a Americanas.com é a única empresa que se compromete a entregar produtos em até três horas, como se pode ver nos anúncios em seu site. O Mercado Livre juntou novo estudo, para reforçar seus argumentos, igualmente questionado pela B2W.

Por unanimidade, o Conar decidiu que na Black Friday de 2020, a Americanas.com oferecia (em produtos e locais elegíveis) a modalidade mais rápida de entrega em determinados locais do Brasil e é isso que ela poderia alegar na campanha. Por isso foi indicada a alteração. A empresa não recorreu.

Mas o Mercado Livre e o Magazine Luiza, que alegavam a entrega mais rápida do Brasil, recorreram e agora tiveram os pedidos negados em julgamento realizado na terça-feira. Elas ainda podem ser objeto de novo recurso no Conar, mas já devem ser cumpridas.

O Magazine Luiza informou que o Conar autorizou que utilize a expressão “Entrega Mais Rápida do Brasil”, desde que informe a metodologia empregada na pesquisa que comprova esse fato. A empresa afirma que tem feito isso desde a decisão de junho.

A Americanas informou que o debate no Conar envolvia a campanha veiculada na Black Friday de 2020 e, durante o procedimento, o órgão reconheceu na empresa a modalidade mais rápida de entrega em produtos e locais elegíveis.

Representantes do Mercado Livre não foram localizados até a publicação da coluna.

Confira a matéria no Valor Econômico.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Investimento em dados pode fidelizar clientes
“Não há melhor maneira de oferecer uma experiência superior ao cliente do que por meio da personalização. As empresas devem investir na captação destes dados”, afirma Orchid Richardson, vice-presidente do Data Center of Excellence do IAB nos EUA.Leia Mais
“Uma atividade como a publicidade merece ser valorizada. E merece ser respeitada”
A ABAP e a Fenapro veicularam, na quarta-feira, 9 de dezembro, um anúncio conjunto pela valorização da publicidade brasileira. A campanha foi criada e produzida pela agência África, com redação do presidente da ABAP, Mario D’Andrea. O anúncio foi veiculado nos jornais Valor Econômico, O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo, Correio […]

Receba a newsletter no seu e-mail