Home / Interbrand 2023: Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 11º ano consecutivo; Airbnb é a que mais cresce
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Interbrand 2023: Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 11º ano consecutivo; Airbnb é a que mais cresce

Fonte: B9

23 de novembro de 2023

O mais recente relatório da Interbrand que apresenta as maiores marcas globais traz a Apple, pelo 11º ano consecutivo, na liderança. Airbnb foi a marca que mais cresceu em relação ao último ano (22%), ressaltando o domínio das empresas de tecnologia no ranking. Porém, no geral, a nova lista revela um período de estagnação, com taxa crescimento desacelerando para 5,7% em 2023. Em 2022, o ranking registrava elevação de 16%.

O relatório Best Global Brands 2023 da Interbrand é um indicador chave do estado das marcas e do valor percebido no mercado global. A consultoria calcula o valor da marca com base no desempenho financeiro dos produtos ou serviços da companhia, no papel que a empresa desempenha nas decisões de compra e na força competitiva e lealdade do consumidor.

  • Crescimento do Airbnb: Airbnb é a marca de crescimento mais rápido em 2023, com um aumento de 22% no valor da marca em comparação com o ano anterior. Entrou no ranking da Interbrand no ano passado e agora ocupa o 46º lugar, com um valor de marca de US$ 16 bilhões.
  • Top 10 inalterado: As empresas de tecnologia, como Apple, Microsoft e Amazon, continuam dominando o top 10 em valor geral de marca. A Apple manteve o primeiro lugar pelo 11º ano consecutivo.
  • Automotivas: PorscheHyundai e Ferrari estão entre as cinco marcas de crescimento mais rápido, com a BMW ocupando a 13ª posição no crescimento e a 10ª na classificação geral.
  • Desaceleração geral: O valor total das marcas aumentou 5,7% para US$ 3,26 trilhões em 2023, uma desaceleração significativa em comparação com o crescimento de 16% no ano anterior.
  • Em queda: Marcas como BudweiserIntelPhilipsFacebook e 3M viram seu valor de marca cair mais de 5%, influenciadas por fatores como reações negativas do consumidor a parcerias de marketing e outras questões estratégicas.

Confira matéria no B9

Veja Também

Sobre

A ABAP | Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.