Home / Google anuncia demissão de 12 mil funcionários

Google anuncia demissão de 12 mil funcionários

Fonte: G1

20 de janeiro de 2023

Medida segue a tendência de outras empresas gigantes da tecnologia de aplicar uma reestruturação em larga escala diante do cenário econômico enfraquecido.

A empresa matriz do Google, a Alphabet, anunciou nesta sexta-feira (20) um plano global para cortar 12 mil funcionários, seguindo a tendência de outras “big techs” de aplicar uma reestruturação em larga escala.

A medida afeta equipes em toda a empresa, incluindo recrutamento e algumas funções corporativas, bem como algumas equipes de engenharia e produtos. O corte representa cerca de 6% de sua força de trabalho, segundo a agência de notícias Reuters.

“Decidimos reduzir nossa força de trabalho em aproximadamente 12 mil empregos”, disse o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, em um e-mail enviado aos funcionários.

Na mensagem, Pichai afirma que as demissões são uma resposta a “uma realidade econômica distinta, que enfrentamos hoje”.

“Os postos que estamos removendo refletem o resultado dessa revisão. O fato de essas mudanças terem um impacto na vida dos ‘Googlers’ pesa muito sobre mim e assumo toda a responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui”, acrescentou o CEO.

O anúncio ocorreu um dia depois de a Microsoft divulgar seu plano de demitir 10 mil trabalhadores nos próximos meses.

Outras grandes empresas de tecnologia, como Meta, proprietária do FacebookAmazon e Twitter, já haviam informado planos de corte de funcionários, também sob a justificativa de que o setor enfrenta turbulências econômicas.

As demissões atingem a equipe dos EUA imediatamente. A Alphabet já enviou um e-mail aos funcionários afetados, disse o memorando, enquanto o processo levará mais tempo em outros países devido às leis e práticas trabalhistas locais.

“Fizemos uma revisão rigorosa em todas as áreas de produtos e atividades para garantir que nosso pessoal e nossos cargos estejam alinhados com nossas prioridades mais importantes como empresa”, escreveu Pichai.

Durante anos, a Alphabet atraiu os melhores talentos para desenvolver o Google, o YouTube e outros produtos que alcançam bilhões de usuários, mas agora está travada na concorrência com a Microsoft Corp em uma área florescente conhecida como inteligência artificial generativa.

Confira matéria no G1

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Pesquisa da ESPM detalha consumo de podcasts
Pesquisa realizada pela Núcleo de Marketing e Consumer Insights, da ESPM, apontou que 68% dos ouvidos consomem algum tipo de podcast. O levantamento mostrou que, dos 68% das pessoas, 28% têm esse hábito há um ou dois anos, enquanto 67% uma ou duas vezes na semana. Entre os jovens de 18 a 25 anos, 36% […]
Women to Watch: as homenageadas de 2020
As profissionais homenageadas no Women to Watch 2020 atuam em diferentes setores da economia — startups, finanças, telecomunicações, bens de consumo, influência, consultoria e criatividade. Este ano, a celebração das profissionais poderá ser acompanhada ao vivo, pelas plataformas digitais, no dia 15 de setembro. Conheça as sete profissionais destacadas na edição deste ano em Leia […]

Receba a newsletter no seu e-mail