Home / Festival do Clube de Criação 2021 acontece nos dias 22 e 23 de setembro

Festival do Clube de Criação 2021 acontece nos dias 22 e 23 de setembro

Fonte: Clube de Criação

17 de setembro de 2021

Festival do Clube 2021: A programação quase completa

Em novo formato, híbrido e gratuito, o Festival do Clube de Criação 2021 apresenta sua programação, que tem curadoria de Laís Prado, produção de Sandra Caymel e apoio de Lena Castellón.

Esta é a nona edição do “Novo Festival do Clube”, que teve início em 2012, no Memorial da América Latina, recheado de palestras, painéis e debates.

Desta vez, o evento, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, terá transmissão pela plataforma Globoplay, com painéis acontecendo de forma online. Haverá também um estúdio montado na Globo com as MCs Verinha Nunes de Santana e Tamy Reis.

Para acompanhar todo o conteúdo, que foi preparado nos últimos seis meses, é preciso fazer inscrição na plataforma da Sympla.

Serão dois dias intensos durante a semana: 47 painéis divididos em duas salas, com foco não apenas em publicidade, mas também nos diversos ramos da chamada economia criativa e em temas que estão entre os principais debates da sociedade.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DO CLUBE DE CRIAÇÃO 2021 (nomes nas mesas listados em ordem aleatória)

22/9 – quarta-feira – SALA SURREAL HOTEL ARTS

9h – Abertura
Com Joanna Monteiro (presidente – Clube de Criação de São Paulo / CCO – Publicis Toronto)

9h25 – Aula inaugural
Com Egnalda Côrtes (changemaker / CEO – Côrtes)

10h30 – Coisas sobre como escrever uma série que nunca te contaram antes
Com George Moura (autor / roteirista), Jaqueline Vargas (escritora / roteirista), Pedro Coutinho (roteirista / diretor de cena)
Entrevistados por Alberto Pereira Jr. (head de produção / conteúdo – Trace Brasil), Ana Castelo Branco (CCO – Impact Beyond), Laura Esteves (diretora executiva de criação – DPZ&T)

11h40 – O processo criativo de Maxwell Alexandre
Com Maxwell Alexandre (artista plástico). Entrevistado por Ary Nogueira (sócio / diretor de criação – Gana), Marcos Medeiros (sócio / diretor de criação – CP+B), Angela Bassichetti (head of creative Facebook APAC – Singapura)

12h40 – O unreal” aplicado ao mundo real (The Mandalorian etc)
Com Zico Farina (diretor de criação – SUNO), Diogo Costa Pinto (diretor de tecnologias criativas- Quanta),
Rafael Fittipaldi (fundador – MediaMonks), Camila Naito (head of production – WMcCann). Mediador Fred Luz (diretor de cena – O2 Filmes)

13h30 – Povos da floresta: lacuna histórica na indústria da comunicação
Com Alessandra Korap (líder indígena / ativista pelo meio ambiente – povo Munduruku), Denilson Baniwa (ilustrador / designer / artista plástico – povo Baniwa), Elaíze Farias (jornalista / cofundadora – Agência de Jornalismo Amazônia Real – povo Sateré-Mawé), Sioduhi (fundador / criativo – Sioduhi Studio / cofundador – Coletivo Indígenas Moda BR  povo Piratapuya ). Mediadora Renata Machado Tupinambá (jornalista / poeta / produtora / fundadora – Originárias Produções  povo Tupinambá). Participação especial: Niotxaru Pataxó (ativista LGBTQIA+ – povo Pataxó)

14h40 – O humor nos tempos da cólera (3)
Com os humoristas Marcelo MarromAfonso PadilhaArianna NuttFábio Rabin. Mediador Carlão Busato (sócio / diretor de cena – Surreal Hotel Arts)

15h50 – Criatividade como ferramenta de transformação social
Com Clariza Rosa (cofundadora – Agência Silva), Rafael Pitanguy (CCO – VMLY&R), Bernardo Romero (CCO – The Bloc), Daniela Vojta (EVP/ ECD – BBDO NY)Felipe Luchi (sócio / diretor de criação – Santeria). Mediador Roberto Fernandez (founder / creative – Activista)

17h – O que vai nos acontecer se não cuidarmos da Amazônia?
Com Raoni Rajão (pesquisador / UFMG), Ane Alencar (PHD em Fogo / especialista em Desmatamento e Queimadas na Amazônia). Participação especial: ProfessorCarlos Nobre (climatologista / pesquisador sênior – Instituto de Estudos Avançados – USP)

17h50 – REPIQUE – repercutindo a mesa anterior
Com Marcelo Reis (copresidente / CCO – LBTM), Rui Branquinho (sócio / CCO – GiveBack), Otavio Schiavon (diretor executivo de criação – Talent Marcel), Carol Boccia (vp de atendimento / operações – Africa)

18h20 – Maioridade: os 21 anos do Panelinha
Com Rita Lobo (criadora – Panelinha / defensora da comida de verdade)

19h20 – London calling
Com Nadja Lossgott & Nicholas Hulley (ECDs – AMVBBDO / Londres). Em um papo com Daniel Oksenberg (diretor de criação – AlmapBBDO)

———————————————————–

22/9 – quarta-feira  – SALA GOOGLE

9h45 – Caminhos da direção de arte e da fotografia: um paralelo entre o Brasil e o mundo.
Com João Linneu (diretor de arte / fotógrafo / editor). Entrevistado por Fernando Nobre (diretor de cena – Delica Filmes), Bruno Oppido (Plant), Rodrigo Castellari (creative director / head of art –Saatchi & Saatchi Londres), Sophie Schonburg (diretora de criação – Africa)

10h45 – Produção audiovisual: as lições da pandemia
Com Wal Tamagno (sócio / produtor executivo – Alice Filmes), Daniel Soro (sócio / diretor de cena – Piloto). Mediador Alexandre Lucas (sócio / diretor de cena – Modernista)

11h45 – Grafite sim, porque espaço em branco é lugar sem propósito
Com Mazola Marcnou (artista urbano), Negritoo (artista visual), Binho Ribeiro (artista urbano), Clara Leff (artista urbana). Mediadores Lari Umeri (arte educadora viajante), Bruno Brux (CCO – GUT)

12h55 – Hub criativo Auê

13h55 – Som na gringa: criar e produzir fora do Brasil
Com Alan Terpins (sócio / produtor musical – Mission Music), Lucas Duque (sócio / produtor musical – Sonido), Lucas Mayer (sócio / produtor musical – DaHouse), Antonio Pinto (sócio / produtor musical – Supersônica). Mediadora Gilvana Viana (sócia / produtora executiva – Mugshot)

14h55 – Cidades Inteligentes: mais necessárias do que nunca em um mundo pós-pandêmico?
Com Raquel Rolnik (urbanista / professora – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP), Ester Carro (presidente – Instituto Fazendinhando)Susanna Marchionni (CEO – Planet Smart City Brasil), Nina Scheliga (diretora de tecnologias sociais – Projeto Favela 3D / Gerando Falcões), Carlos Henrique Vilela (publicitário / cofundador – Festival de Inovação Hack Town / CMO – Leucotron). Mediador Cleber Paradela (head of branding experience – 99 / professor de pós-graduação em Inovação – ESPM / coordenador Bootcamp Inteligência Digital – Miami Ad School)

15h55 – REPIQUE – repercutindo a mesa anterior
Com James Scavone (sócio – Sincronicidade / sócio-fundador – Davinci Micromobilidade), Romero Cavalcanti (CCO – EnergyBBDO), Melina Alves (consultora de inovação / fundadora – DUXcoworkers)

16h25 – Ohomem-pássaro
Com Luigi Cani (artista brasileiro de acrobacias / paraquedismo / produtor cinematográfico)

17h20 – Sopa de Letrinhas: ESG e ODS são assuntos para CMOs e cia.?
Com Rodrigo Figueiredo (vp de sustentabilidade / suprimentos – AmBev), Maria Claudia Villaboim Pontes (CEOLatin America – Weleda), Hélio Muniz (chief communications officer & ESG – Via). Mediador José SaadNeto (head de insights – GoAd Media)

18h30 – Viva a diferença: zerando espaços para prejulgamento, repelência e repulsão
Com Rosa Saito (modelo sênior), Nabillah (modelo), Bielo Pereira (criadora de conteúdo / apresentadora), Luíze Tavares (relações públicas / cofundadora – PerifaCon). Mediadora Maria Ribeiro (fotógrafa / diretora de fotografia / ativista pelos direitos das mulheres)

19h30 – REPIQUE – repercutindo a mesa anterior
Com Heitor Caetano (diretor criativo – Surreal Hotel Arts),  Joana Mendes (diretora de criação / fundadora – ygb.black), Thiago Lins (diretor de criação – CP+B)

20h – Carlos Saldanha (diretor cinematográfico / produtor / animador – Cidade Invisível, Rio, Rio 2, Era do Gelo etc.)
Entrevistado por Francesco Civita (sócio / CEO / produtor executivo – Pródigo Filmes)


23/9 – quinta-feira – SALA SURREAL HOTEL ARTS

9h – Martech, Adtech ouMadtech: termos da moda ou futuro do marketing? Ah, e tem espaço para criatividade?
Com Jurgis Figueiredo (CEO – Jotacom), Guilherme Soter (CEO – GDB para América Latina), Robson Harada (headof growthmarketing – Itaú), Monique Lima (CEO – Mimo). Mediador Michel Lent (sócio – Lent Digital)

10h – In house agency: sua marca ainda vai ter uma? 
Com Bruno Tozzini (diretor de criação – Oliver / Danone Global / Amsterdã), Luciana Cardoso (diretora de criação – Amaro), Daniel Motta (head of creative – XP Inc.), Paula Paiva (digital lead – Unilever). Mediador Renato Pezzotti (jornalista – UOL)

11h10 – Sonhos e decepções em um mundo pós-pandêmico
Com Sidarta Ribeiro (neurocientista / biólogo / escritor / vice-diretor – Instituto do Cérebro). Entrevistado por Cilene Pereira (editora de saúde / Veja)

12h10 – Crise do clima e a farsa do greenwashing: como as marcas podem deixar de ser parte do problema e virar parte da solução
Com Fernando Meirelles (cineasta / sócio – O2 Filmes), Paulo Artaxo (professor de Física Aplicada – Instituto de Física – USP / especialista em mudanças climáticas globais e meio ambiente da Amazônia)

13h20 – Periferia Criativa
Com Joildo Santos (fundador – Cria Brasil), Marcus Rochah (fundador / diretor de criação – grife Mete a Marra), Mariana de Paula (cofundadora – LabJaca), Valter Rege (cineasta / youtuber). Mediador Marcello Barcelos (fundador – agência PARÇA)

14h30 – Integrar times globais multiculturais: como é a experiência? 
Com André Sallowicz (diretor de criação – Adam&eveDDB Londres), Marcus Kawamura (EVP / ECD – Area 23 NY), Marco Antonio Nascimento, o Eddie Murphy (diretor de criação – Barcelona), Juliana Paracencio (diretora de criação – Ogilvy Londres), André Pedroso (CCO – MullenLowe Delta Equador). Mediador Renato Fernandez (creative diretor – TBWA\Chiat\Day Los Angeles)

15h30 – A renovação do videoclipe
Com Alaska (Gustavo Moraes / Marco Lafer – diretores de cena – Iconoclast), Duda Beat (cantora / compositora), Giovanni Bianco (diretor criativo / diretor de cena), Kamilla Fialho (empresária / CEO – K2L). Mediador Gabriel Andrade,o Bill (curador / music lead – AKQA\Coala.LAB)

16h40 – Celebridades como diretores de criação: muito além do testemunhal 
Com Renata Gomide (diretora de comunicação – grupo O Boticário), Eliana Cassandre (head de marketing – Grupo Petrópolis), Márcio Callage (CMO – Vulcabras). Mediador Karan Novas (especialista em criatividade / comunicação). Participações especiais: Manu Gavassi, DJ Alok, Iza

17h40 – 35 anos de Vetor: vamos falar de animação?
Com Alberto Lopes (sócio / produtor executivo – Vetor), Gabriel Nóbrega (sócio / diretor de cena – Vetor), Mateus de Paula Santos (sócio / diretor de criação – Vetor). Entrevistados por Renata Leão (diretora executiva de criação / David SP), Daniela Ribeiro (diretora de criação / Publicis)

18h40 – “O que eu aprendi com os brasileiros”
Com Pancho Cassis (Global CCO – David)

———————————————————–

23/9 – quinta-feira – SALA GOOGLE

9h15 – Hub criativo Auê – parte 2

10h15 – Cultura corporativa, como construir ou manter a sua (e atrair as novas gerações) 
Com Danilo Janjacomo (vice-presidente de criação – Isobar), Felipe Simi (CEO / CCO – Soko), Renata Garrido (Brasil learning and developmentlead – Publicis Groupe), Ana Júlia Novaes (especialista em experiência do colaborador). Mediador EduardoZanelato (diretor executivo de operações – Mutato).
Participação especial: Pippa Seichrist (CEO Global – MiamiAdSchool)

11h20 – Lowsumerism, porque sustentabilidadeé garantia de futuro
Com Guilherme Moreno (gerente de marketing – Malwee), Matthew Shirts (jornalista / cofundador – Fervura no Clima), Marko Brajovic (arquiteto), Amanda Costa (fundadora – Perifa Sustentável). Mediadora Chiara Gadelha (consultora – sustentabilidade / moda / beleza / design)

12h30 – Na boca do burnout: comunicação não violenta e códigos pós-pandêmicos
Com Elisama Santos (psicanalista / escritora / ativista da comunicação não violenta), Dominic Barter (cientista social / consultor em comunicação não violenta), Alexandre Coimbra Amaral (psicólogo, escritor), Adriana Massari (diretora de RH – Wunderman Thompson). Mediador Felipe Turlão (jornalista)

13h25 – Desafios e oportunidades para o streaming: séries, realities, talent shows, filmes e…novelas
Com Daniela Busoli (CEO / fundadora – Formata Produções), Erick Bretas (diretor geral – Globoplay), Adriana Silva, a Dida (vp / diretora geral – Floresta), João Palomino (CEO – LiveSports). Mediadora Lena Castellón (jornalista – Clube de Criação)

14h30 – NFT: criptoarte com garantia de autoria no universo digital
Com Adhemas Batista (head of design – Deustch LA)Dejumatos (artista visual), Fesq (artista digital), Bruno Portella, o Portman (artista do fogo / coordenador – Núcleo de Artes Visuais / Secretaria de Cultura Barueri), Lia Vissotto (empreendedora cultural / diretora – Cinnamon Music Video Festival / diretora – Instituto URBE). Mediador Ricardo Cavallini (fundador – Makers, consultoria de inovação)

15h20 – REPIQUE – repercutindo a mesa anterior
Com Mentor Muniz Neto (CEO – Spinoff Digital), Janara Lopes (cofundadora –  phonogram.me), Jarbas Agnelli (diretor / sócio – Birds on the Wires)

15h50 – Hall da Fama – 46º Anuário do Clube de Criação
Criativos homenageados: Rita Corradi / Javier Talavera. Entrevistados por Ruy Lindenberg (diretor de criação – Mar Comunicação), Andreia Barion (redatora / diretora executiva – Instituto Fazendo História), José Carlos Lollo (diretor de arte / ilustrador)

16h50 – Unleashing Creativity
Com John Patroulis (worldwide chief creative – Grey)

17h50 – O processo criativo de Jorge Furtado
Com Jorge Furtado (roteirista / cineasta). Entrevistado por Dainara Toffoli (diretora / roteirista), Felipe Silva (CCO – Agência Gana), Fabio Seidl (diretor global de criação – Facebook NY)

18h50 – “Como é ser criativo para o povo mais criativo do mundo”
Com Amora Mautner (diretora artística – Globo), Astrid Fontenelle (jornalista / apresentadora), Eduardo Becker (diretor de produtos publicitários em canais – Globo)

19h50 – Football & film & KesselsKramer & whatever else fits in 50 minutes 
Com Johan Kramer (diretor de criação / diretor de cena, fundador – KesselsKramer). Entrevistado por Ricardo Wolff (ECD –Innocean Berlim)


Saiba mais no site do Clube de Criação.

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/festival-do-clube-de-criacao-2021__1307004

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Consumidores preferem empresas que fazem com eles se sintam bem (em inglês)
A Weber Shandwick lançou o relatório "The Company Behind the Brand II: In Goodness We Trust", que revela que os consumidores preferem os produtos e os serviços que fazem com que eles se sintam saudáveis.
Adesão de serviços digitais mobile tem crescimento recorde
“Relevância e engajamento continuam sendo sobre onde está a atenção das pessoas e, neste contexto, considerar estratégias exclusivas, criativas e contextualizadas para o mobile segue como uma fortaleza dos anunciantes que almejam relevância”, explica Thais Schauff, VP de operações da MMA.  A relação intensiva dos consumidores com as marcas via mobile durante a pandemia altera de […]

Receba a newsletter no seu e-mail