Home / Facebook é culpado pelo aumento da desinformação climática

Facebook é culpado pelo aumento da desinformação climática

Fonte: Valor Investe

4 de novembro de 2021

Um relatório divulgado nesta quinta-feira (4) pela ONG Stop Funding Heat aponta que o Facebook é um dos maiores fornecedores mundiais de desinformação sobre as mudanças climáticas. A divulgação do documento coincide com a COP26 e acontece na esteira dos Facebook Papers, escândalo gerado após documentos vazados por uma ex-funcionária de Mark Zuckerberg serem usados para acusar a empresa de faturar com discursos de ódio e desinformação.

A escalada da desinformação climática no Facebook é “impressionante” e está “aumentando substancialmente”, concluiu a análise de um conjunto de dados de mais de 195 páginas e grupos da rede social. Os pesquisadores encontraram cerca de 818 mil postagens minimizando ou negando a crise climática, que receberam 1,36 milhão de visualizações por dia.

Os responsáveis pelo estudo defendem que os governos considerarem agir contra a desinformação climática nas redes sociais porque essa situação tem potencial para atrapalhar a luta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“É aqui que as ambições da COP26 e as revelações dos Facebook Papers se chocam, com nossos dados mostrando que o Facebook está entre os maiores fornecedores mundiais de desinformação climática”, disseram os pesquisadores, citados pelo jornal britânico The Guardian.

Com nomes como “Mudança Climática é Natural”, “Mudança Climática é uma porcaria” e “Realismo Climático”, grupos foram usados para compartilhar memes que negam a existência das mudanças climáticas.

Essa disseminação “desenfreada” de desinformação climática está piorando substancialmente, segundo Sean Buchan, pesquisador da Stop Funding Heat. “Se continuar a aumentar nessa taxa, isso pode causar danos significativos no mundo real”, disse.

O Facebook não respondeu a um pedido de comentário. Anteriormente, a empresa já tinha se defendido alegando que trabalha para neutralizar a disseminação de desinformação sinalizando informações sobre o clima e encaminhando os usuários para seu Centro de Ciência de Mudanças Climáticas, que contém dados de fontes confiáveis ​​sobre a crise climática.

Confira matéria completa no Valor Investe

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Secom defende pulverizar investimentos do governo em publicidade
A estratégia de comunicação da Secom, que já tem sido colocada em uso, foi apresentada na audiência promovida pelo TCU para discutir critérios para alocação dos recursos em campanhas publicitárias do governo federal e visa atingir mais pessoas. Ministros criticaram uso de Google AdSense pelo governo federal e citaram propaganda em sites impróprios. Leia Mais
Teste da Amazon mostra que Big Techs ‘brincam’ com dados
Uma parceria experimental entre a Amazon e a Chicago Transit Authority está dando aos residentes um gosto da conveniência habilitada pela tecnologia que poderia definir a vida pós-pandemia – bem como uma olhada em alguns dos problemas que vêm com a expansão da Big Tech em espaços públicos. A Amazon começou a instalar armários em […]

Receba a newsletter no seu e-mail