Home / Consumidores pesquisam mais antes de comprar, mostra levantamento

Consumidores pesquisam mais antes de comprar, mostra levantamento

Fonte: Meio e Mensagem

23 de março de 2023

Pesquisas da Ipsos e da Offerwise encomendadas pelo Google indicam mudanças no consumo consolidados desde a pandemia

Sabe-se que o consumo passou por mudanças durante a pandemia. E o período que sucedeu a crise sanitária leva uma herança em relação aos hábitos obtidos ao longo dos três últimos anos. Levantamentos encomendados pelo Google revelam a consolidação do consumo intencional.

Uma das pesquisas, realizadas pela Offerwise, indica que nove em cada dez brasileiros passaram a pesquisar mais antes de adquirir um produto, seja no e-commerce ou lojas físicas. Ao todo, foram ouvidos 2 mil brasileiros maiores de 16 anos que realizaram compras on-line pelo menos uma vez nos seis meses que antecederam janeiro, mês em que as consultas foram feitas.

Sobre meios de pagamento, 65% da amostragem ouvida afirmou ter a expectativa de usar mais o Pix para compras. Ademais, foram citadas as carteiras digitais (47%), os cartões de crédito (41%) e débito (36%). Contudo, 51% esperam que novas soluções surjam nos próximos anos.

Mudanças no consumo e a popularidade do e-commerce

O comércio eletrônico cresceu 82% entre a população. A modalidade que se intensificou no período de pandemia fez com que 47% da amostra comprasse, pela primeira vez, produtos de limpeza, por exemplo. Na sequência, aparecem alimentos e bebidas (47%), medicamentos (46%), produtos para pets (45%) e roupas, calçados e acessórios (41%).

Ao que tudo indica, o tempo gasto na jornada de compra online não mudou muito desde a pandemia. 64% do tempo dos brasileiros foi destinado à pesquisa sobre compras de Natal na Internet no ano passado. Apenas dois pontos percentuais abaixo do visto em 2020. As informações são de levantamento da Ipsos, que consultou cerca de 3.700 cidadãos entre outubro de 2022 e janeiro deste ano.

Do mesmo modo, o smartphone vem se mostrando um canal popular para as compras. No último Natal, 87% dos brasileiros realizaram pesquisas sobre itens de desejo no aparelho.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

EUA pede ao Google números detalhados sobre buscas em ação antitruste (em inglês)
O requerimento sugere que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pretende comparar como o Google exibia resultados de buscas e publicidade há seis anos e há um ano. Leia Mais
Grupo de 92 entidades cobra ações de ‘big techs’ para combater desinformação nas eleições
Um grupo de 92 organizações da sociedade civil e de pesquisa acadêmica lançou nesta quinta-feira (7) um documento que cobra mais ações das plataformas digitais para combater a desinformação sobre as eleições. O documento é direcionado para Facebook, Instagram e WhatsApp – controlados pela Meta –, Google e YouTube – da Alphabet –, Twitter, LinkedIn, TikTok, Kwai e Telegram. Nele, as entidades fazem mais de duas dezenas de recomendações sobre moderação de […]

Receba a newsletter no seu e-mail