Home / Comunicação organizacional passará por mudança impulsionada por IA, diz Aberje

Comunicação organizacional passará por mudança impulsionada por IA, diz Aberje

Fonte: Propmark

28 de junho de 2023

A quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional, conduzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), revelou uma revolução iminente no cenário da Comunicação. A análise destacou que a Inteligência Artificial e os Algoritmos assumirão um papel protagonista nos próximos três anos, moldando o futuro da área.

O estudo levou em consideração a participação de 135 empresas, entre associadas e não associadas, localizadas nas diversas regiões do país, de todos os portes e que representam quase todos os segmentos da economia.

A pesquisa revelou que a Comunicação Organizacional passará por uma mudança, impulsionada pela Inteligência Artificial (40%), aplicativos (36%) e algoritmos (24%). Essas tecnologias irão redefinir a forma como as organizações se comunicam, criando novas possibilidades e desafios para os profissionais da área.

De acordo com o levantamento, estabelecer o link entre a comunicação e a estratégia de negócio (59%) e fortalecer o papel da função da comunicação no apoio à tomada de decisões da alta direção (52%) estão entre as questões estratégicas mais importantes para a gestão da comunicação organizacional das empresas participantes.

Para prosperar nesse novo cenário, as habilidades mais relevantes para os profissionais de comunicação, identificadas pelos participantes são: (1) adaptabilidade às novas tecnologias (61%); (2) capacidade de mensuração e demonstração de retorno financeiro (43%); (3) criatividade e inovação (39%); (4) aprendizado contínuo (35%); (5) capacidade de lidar com a complexidade (30%) e (6) planejamento estratégico (30%).

Outras tendências

A pesquisa revela que serão inúmeros os desafios para a área de Comunicação a partir deste ano. Entre os mais destacados foram: aumento da interação e do impacto via comunicação digital (63%), questões relacionadas à diversidade (39%), mudanças das configurações organizacionais internas (39%), maior cuidado com ética, compliance e governança corporativa (27%) e orçamento menor para a área (27%).

Os processos de atuação mais abrangidos pelas áreas de Comunicação dos participantes são: comunicação interna (92%); relacionamento com a imprensa (90%); comunicação externa (88%); eventos (79%); mídias digitais e sociais (74%); gestão de crises e riscos (71%), e branding (70%). entre os menos abrangidos temos: relações governamentais (17%), sustentabilidade (22%) e diversidade e inclusão (22%).

Canais utilizados

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%) e a televisão (17%).

Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o WhatsApp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Mídias destacam virtudes como agilidade, engajamento e cobertura regional
Os mídias das principais agências foram sondados pelo PROPMARK a respeito do meio rádio, já que são eles os profissionais mais ligados nas ondas de um dos veículos mais antigos do mercado, que comemora este mês 100 anos de atividades. Fernando Figueiredo, CEO da Bullet, avalia que o rádio sempre foi e sempre será um […]
Festival do Clube de Criação 2021 acontece nos dias 22 e 23 de setembro
Em formato híbrido e 100% gratuito, o Festival do Clube de Criação 2021 terá transmissão pela plataforma Globoplay e um estúdio montado na Globo.

Receba a newsletter no seu e-mail