Home / Como promover contratações mais diversas na publicidade?

Como promover contratações mais diversas na publicidade?

Fonte: Meio e Mensagem

9 de setembro de 2022

Após mais de um ano de operação, Konecte.me se une a TransEmpregos e Fin4shE para ajudar as empresas a ampliarem o perfil de seus quadros de colaboradores

Em maio do ano passado, ao observar que a pandemia havia ampliado o desemprego e a falta de oportunidades na indústria da comunicação, os empresários Célio Ashcar Jr. e Piero Matarazzo colocaram no ar a Konecte.me, plataforma que tinha a proposta de ajudar a aproximar candidatos de vagas no mercado de trabalho.

Ao longo desse período, a plataforma conseguiu alcançar o número de 10 mil cadastrados. Esse número é composto tanto por profissionais, que querem registrar seu currículo para possíveis vagas, como para as empresas que desejam ter um banco de vagas para escolher profissionais. O cadastro de pessoas e empresas é realizado de forma gratuita.

Embora desde o início a Konecte.me tenha pensado em colocar a diversidade como um dos pilares do negócio – a plataforma foi lançada já em parceria com a Gerando Falcões, para conectar profissionais de comunidades às empresas – os sócios acharam que era necessário ampliar a questão da diversidade no recrutamento. “Não podemos mais buscar sempre o mesmo perfil de profissionais. As empresas são responsáveis por gerar oportunidades e acelerar a inclusão no mercado de trabalho”, opina Célio Ashcar Jr, cofundador e sócio da plataforma.

Em um passo para tentar ampliar essa conscientização sobre a importância da diversidade, a Konecte.me firmou, recentemente, parceria com duas outras iniciativas: a TransEmpregos, dedicada a ampliar as oportunidades de trabalho para profissionais trans, e com a Fin4she, cuja proposta é preparar mulheres para o mercado de trabalho.

O mercado está mais diverso?

Célio, que também é líder da Akm Performma, acredita que houve uma maior conscientização do mercado a respeito do olhar para a inclusão e diversidade, mas pontua que o mercado está longe do ideal e que, no dia a dia, as empresas seguem buscando – e contratando – pessoas do mesmo perfil.

“Ainda temos muito discurso e pouca atitude. O mercado precisa sair da bolha, ampliar o olhar, fomentar diversidade e praticar a inclusão. O ESG está aí e precisamos mostrar de verdade que praticamos”, diz o executivo.
O sócio da Konecte.me conta que a plataforma está sempre em busca de novas parcerias que ajudem a fomentar e diversidade e inclusão no mercado. Um exemplo disso foi um acordo firmado recentemente com um grupo de empresários do setor de turismo de Fernando de Noronha. Segundo Célio, a plataforma ajudou esse grupo a planejarem contratações de profissionais que contemplem maior diversidade.

Mercado aquecido

Após as dificuldades dos últimos anos, o mercado de trabalho, atualmente, encontra-se mais aquecido, o que amplia as oportunidades para os profissionais de comunicação. Na visão de Célio, isso faz com que o desafio da plataforma, de agora em diante, seja convencer as áreas de Recursos Humanos das empresas sobre a necessidade de tornar a inclusão um hábito no recrutamento. “O mercado está aquecido e, no pós-pandemia, temos formatos alternativos de contratações, o que facilita o recrutamento e a seleção. Então, só não recruta diversidade quem não quer mesmo”, conclui Célio.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Aceleração de tendências faz agências apostarem em líderes de transformação
 “Desafios futuros de negócios exigem novas formas de pensar. As transformações serão cocriadas a partir de uma mentalidade coletiva. O desafio dos líderes de transformação é entrar na rotina das áreas, entender as dores de cada uma e ajudá-las nessa transição”, afirma Jader Crivelaro, CTO da agência TracyLocke sobre a aposta no líder de transformação.Leia […]
SXSW 2022
A organização da 36ª edição do SXSW anunciou a rodada final de painéis, sessões e palestrantes de destaque do evento, que acontece entre os dias 11 e 20 de março. Boa parte dos keynotes já foi divulgada – confira aqui os nomes comunicados anteriormente. Agora foi revelada de quem é a palestra de abertura:Priya Parker, consultora, autora do livro “The Art of […]

Receba a newsletter no seu e-mail