Home / Cannes Lion homenageia Dan Wieden

Cannes Lion homenageia Dan Wieden

Fonte: Propmark

4 de novembro de 2022

A categoria Titanium Lion, encorajada pelo criativo em 2003, passa a ter o nome Dan Wieden Titanium Lion

O Festival de Cannes renomeou um dos seus prêmios, o Titanium Lion, para Dan Wieden Titanium Lion em homenagem ao publicitário e co-fundador da Wieden+Kennedy, que faleceu no dia 30 de setembro.

A categoria nasceu por conta de Wieden e tem como objetivo premiar o trabalho provocativo, inovador e inspirador no festival.

“É por causa de Dan que pedimos ao júri para premiar o trabalho que faz com que a indústria pare e reconsidere o caminho a seguir ano após ano. O Dan Wieden Titanium Lions honrará para sempre seu legado e servirá como um símbolo para a excelência criativa de mudança de jogo para as próximas gerações”, afirmou Simon Cook, CEO do festival.

Em 2003, a campanha “The Hire”, da BMW, foi reconhecida pelos júris de Cannes como um excelente trabalho, mas não se encaixava nas categorias da época e, por isso, levou apenas um Leão. A partir disso, Dan Wieden encorajou o festival a criar a categoria Titanium, com o objetivo de reconhecer trabalhos de uma nova geração.

“Dan Wieden moldou o Cannes Lions de muitas maneiras, mas a criação do Titanium Lions é a mais dramática e mais adequada para um visionário. Que este prêmio reflita para sempre sua paixão, compromisso e genialidade criativa ao levar seu nome, espero, será um memorial adequado de nossa indústria para um de seus maiores talentos”, afirmou Philip Tomas, presidente da premiação.

Dan Wieden atuou como Presidente do Júri do Cannes Lions duas vezes e, ao todo, foi premiado com 396 Leões. Em 2012, o criativo foi homenageado como o Leão de São Marcos com o Cannes Lions, que o reconheceu como alguém cuja “integridade e brilho inspiraram uma geração e ganharam respeito mundial”.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Google e Facebook devem US$ 13 bi anuais à mídia dos EUA, diz estudo
O Instituto para o Diálogo sobre Políticas, ligado à Universidade Columbia, divulgou nesta segunda (13) um estudo que estima que o serviço de busca do Google e a rede social Facebook deveriam repassar aos veículos noticiosos nos Estados Unidos aproximadamente US$ 13 bilhões (R$ 64 bilhões) anualmente. O montante arredonda o intervalo entre US$ 11,9 bilhões e US$ 13,9 bilhões a […]
O Melhor Comercial do Brasil 2020 define júri
O SBT definiu os 20 profissionais que terão a missão de eleger os comerciais mais criativos veiculados na emissora ao longo de 2020. A última etapa da votação está prevista para ocorrer em maio de forma virtual.  Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail