Home / Investimento em marketing digital aumenta em 70% das empresas na América Latina

Investimento em marketing digital aumenta em 70% das empresas na América Latina

Fonte: Propmark

6 de setembro de 2022

Os investimentos em marketing digital correspondem a 60% do todo, percentual que deve aumentar para 85% nos próximos cinco anos, aponta pesquisa

70% das empresas na América Latina aumentaram os investimentos em marketing digital em 2021 e pretendem manter a trajetória ascendente nos próximos anos. Números que reforçam a relevância que o meio ganhou nos últimos anos, especialmente ao longo da pandemia. Os dados estão no estudo “Marketing Digital na América Latina”, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review.

Hoje, os investimentos em marketing digital correspondem a 60% do todo, percentual que deve aumentar para 85% nos próximos cinco anos, segundo os entrevistados, líderes em 60 empresas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

A pesquisa reflete também o crescimento do marketing digital nos últimos 3 anos, que fez saltar de 40% para 90% o percentual de empresas que atualmente desenvolvem estratégias de comunicação para o meio. Além disso, 44% afirmaram que atingiram os objetivos (KPIs) nas suas áreas de negócio e 57% que seguem um planejamento anual das campanhas, partindo de um alinhamento mais geral para a personalização diante das jornadas dos clientes.

Entre as ferramentas mais importantes para as empresas, estão o CRM, 82%, SEO 59%, ferramentas de gerenciamento de campanhas, 57%, e de escuta social, 38%. Apesar da elevada consideração, ainda é relativamente baixo o número de organizações que possuem ferramentas tecnológicas como visualização de dados, analytics e SEO – além de ativos digitais como redes sociais, site ou CRM – apenas 40%.  

O estudo ainda identificou qual a rede social favorita das companhias, que elegeram o Instagram como a principal, 87%. Na sequência, ficaram o Facebook, 76%, o LinkedIn, 53%, e o YouTube, 53%. O TikTok, plataforma queridinha do momento, aparece em quinto lugar com 18%. Segundo as empresas, a expectativa é de que a rede da ByteDance suba ao longo de 2022 e chegue à terceira colocação.

“Alcançar o cliente, para que ele adquira os produtos ou serviços, é um grande desafio para os profissionais de marketing. E se algo se aprendeu nos últimos anos, marcados mais do que nunca pelas necessidades das empresas e dos consumidores, é que é obrigatório adaptar-se, ser flexível e utilizar as ferramentas adequadas e atualizadas”, complementa Ricardo Cury, head de Customer & Innovation e líder de Marketing Digital da NTT DATA Brasil.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Big techs fazem lobby contra regulação de inteligência artificial no Senado
Grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Meta, vêm monitorando de perto as discussões do projeto de lei mais avançado em Brasília para regulação das ferramentas de inteligência artificial e têm trabalhado para mudar o rumo da discussão. Em conversas diretas com parlamentares e em manifestos públicos de associações que representam o setor, as chamadas “big techs” expressam insatisfação com a proposta […]
Nova direção e foco em tendências: a volta do Festival de Publicidade de Gramado
Há alguns meses, Andressa Martins, a primeira mulher a dirigir o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, iniciou conversas com o mercado com a ideia de trazer uma edição do evento, que celebra a criatividade e trabalhos das agências e marcas, para a cidade de São Paulo. Contudo, a retomada na capital paulista, na visão […]

Receba a newsletter no seu e-mail