Home / Democracia depende de revisão do modelo de negócios das redes sociais

Democracia depende de revisão do modelo de negócios das redes sociais

Fonte: Tela Viva

27 de abril de 2022

Cofundador da revista Wired na década de 1990, o designer John Plunkett, ao falar das redes sociais, deixa de lado o otimismo pelo qual sua antiga publicação sobre o futuro e sua relação com a tecnologia sempre foi conhecida. Em painel no evento Rio2C, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro, Plunkett é enfático ao dizer que o futuro da democracia depende da revisão do modelo de negócios das plataformas de redes sociais.

Sobre a abordagem editorial da Wired, Plunkett diz que havia espaço para uma voz otimista em meio a um jornalismo pessimista, e a tecnologia e seus impactos no futuro abriam espaço para uma visão mais positiva do futuro. No entanto, diz que hoje a humanidade se vê diante de quatro grandes desafios, que colocam sua existência em risco:
* lidar com a complexidade dos sistemas que controlam o uso da energia atômica – “estão tão complexos, que alguém, em algum momento, cometerá algum erro”;
* o envenenamento da água, sobretudo por resíduos plásticos;
* líderes globais “malucos”, citando Donald Trump, Marine Le Pen e Jair Bolsonaro; e por fim,
* as redes sociais – “não conseguiremos arrumar a política se não pudermos arrumar as mídias sociais”.

Segundo o designer, o problema do modelo está na origem das plataformas. “O modelo de negócios foi criado para uma audiência muito pequena. Hoje a audiência é gigantesca, já permite que o modelo de negócios evolua”, diz.

Segundo Plunkett, o modelo das mídias sociais é o de criar bolhas emocionais para os usuários e vendê-los para o maior lance. “A mídia social é uma máquina perfeita para exagerar nossos medos, nossas esperanças”, diz.

Por fim, diz que está “de dedos cruzados” pelo Twitter e sugeriu a adoção de um modelo de negócios por assinatura que, de alguma forma, subsidie aqueles que não podem pagar.

Confira matéria na Tela Viva

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Os consumidores podem economizar US$ 366 por ano por meio de streamers com suporte de anúncios
A família média de streaming nos EUA poderia economizar US$ 366, em média, mudando de níveis SVOD premium para níveis suportados por anúncios/AVOD, de acordo com uma nova pesquisa da Parks Associates. A família média de streaming assina 5,6 serviços de streaming, e os principais serviços, incluindo Netflix, Prime Video, Hulu, Disney+, Max, Paramount+, Peacock […]
Modelo de agência em silos não é efetivo, dizem CMOs do Brasil
O modelo de agências em silos não é mais adequado para os dias atuais, segundo os CMOs brasileiros. É o que diz o estudo “O Poder da Criatividade Moderna: Insights para o Hoje e o Amanhã”, lançado pela Dentsu Creative. Para 80% das lideranças de marketing do País, as agências de publicidade precisam rever as […]

Receba a newsletter no seu e-mail