Home / Datafolha: maioria dos eleitores entende que fake news podem influenciar nas eleições

Datafolha: maioria dos eleitores entende que fake news podem influenciar nas eleições

Fonte: G1

26 de março de 2022

Para 60% dos brasileiros, as notícias falsas podem influenciar muito os resultados das eleições de 2022, de acordo com uma pesquisa publicada neste sábado (26) pelo Datafolha.

Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando que a grande maioria dos eleitores entende que as fake news divulgadas em aplicativos e redes sociais podem influenciar no resultado das próximas eleições. Veja os números:

  • 60% acreditam a circulação de fake news pode influenciar muito;
  • 22% responderam que pode influenciar um pouco;
  • 15% entendem que não pode influenciar;
  • 3% não souberam responder;

Datafolha ainda perguntou a opinião dos entrevistados sobre a exclusão de publicações falsas relacionadas à eleição:

  • 81% responderam que as redes sociais deveriam excluir as publicações falsas o mais rápido possível;
  • 14% entendem que as redes deveriam deixar as publicações como estão, mas avisar que as notícias são falsas;
  • 3% acreditam que as redes não deveriam fazer nada e deixar as notícias falsas como foram publicadas;
  • 3% não souberam responder;

A maioria dos brasileiros também se mostrou a favor de suspender o funcionamento de aplicativos, como Telegram ou WhatsApp, caso não obedeçam a ordens da Justiça, para evitar a divulgação de notícias falsas:

  • 51% dos entrevistados responderam que são a favor;
  • 43% são contra;
  • 3% não sabem;
  • 3% são indiferentes;

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores, em 181 municípios, na terça (22) e na quarta (23).

Confira matéria no G1

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

O legado do Consórcio de Veículos de Imprensa para a mídia
No fim de janeiro, após mais de 960 dias de trabalho, chegou ao fim o Consórcio de veículos de Imprensa, formado por g1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL. O projeto colaborativo foi criado em junho de 2020, durante um dos períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. Na época, havia uma série de […]
Trabalho remoto se torna fator competitivo na contratação e retenção de profissionais de tecnologia no mercado brasileiro
Encontrar e reter talentos de tecnologia é um dos grandes desafios de um mercado que já vinha em crescimento, mesmo antes da aceleração da transformação digital que foi impulsionada pela pandemia da Covid-19. Com o avanço da vacinação, outro entrave surgiu: a maioria dos colaboradores dessa área, mais precisamente 80% deles, pretendem permanecer no sistema […]

Receba a newsletter no seu e-mail