Home / Datafolha: maioria dos eleitores entende que fake news podem influenciar nas eleições

Datafolha: maioria dos eleitores entende que fake news podem influenciar nas eleições

Fonte: G1

26 de março de 2022

Para 60% dos brasileiros, as notícias falsas podem influenciar muito os resultados das eleições de 2022, de acordo com uma pesquisa publicada neste sábado (26) pelo Datafolha.

Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando que a grande maioria dos eleitores entende que as fake news divulgadas em aplicativos e redes sociais podem influenciar no resultado das próximas eleições. Veja os números:

  • 60% acreditam a circulação de fake news pode influenciar muito;
  • 22% responderam que pode influenciar um pouco;
  • 15% entendem que não pode influenciar;
  • 3% não souberam responder;

Datafolha ainda perguntou a opinião dos entrevistados sobre a exclusão de publicações falsas relacionadas à eleição:

  • 81% responderam que as redes sociais deveriam excluir as publicações falsas o mais rápido possível;
  • 14% entendem que as redes deveriam deixar as publicações como estão, mas avisar que as notícias são falsas;
  • 3% acreditam que as redes não deveriam fazer nada e deixar as notícias falsas como foram publicadas;
  • 3% não souberam responder;

A maioria dos brasileiros também se mostrou a favor de suspender o funcionamento de aplicativos, como Telegram ou WhatsApp, caso não obedeçam a ordens da Justiça, para evitar a divulgação de notícias falsas:

  • 51% dos entrevistados responderam que são a favor;
  • 43% são contra;
  • 3% não sabem;
  • 3% são indiferentes;

O Datafolha ouviu 2.556 eleitores, em 181 municípios, na terça (22) e na quarta (23).

Confira matéria no G1

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

A voz brasileira no El Ojo
Cinco brasileiros estarão entre os 31 profissionais da comunicação mundial convidados como palestrantes para a 24ª edição do festival internacional El Ojo de Iberoamerica. Adriana Cury, VP de criação da Nova/SB, Graziela Di Giorgi, CGO da Scopen, Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R Brasil, Diego Machado (CCO Global da AKQA) e Theo Rocha, diretor da Creative […]
CENP em Revista Especial: O Valor da Publicidade no Brasil
O CENP em Revista de novembro é uma edição especial que traz a íntegra do estudo "O Valor da Publicidade no Brasil", além de depoimentos e repercussões do mercado sobre os dados do estudo.

Receba a newsletter no seu e-mail