Home / Trabalho remoto fez brasileiros economizarem 82 minutos por dia em deslocamento

Trabalho remoto fez brasileiros economizarem 82 minutos por dia em deslocamento

Fonte: Época Negócios

26 de janeiro de 2023

No mundo, o trabalho remoto tem feito as pessoas economizarem, em média, 72 minutos por dia com deslocamentos, tempo que tem sido usado para trabalho, lazer e cuidados pessoais. A conclusão está em um estudo realizado pelo National Bureau of Economic Research (NBER), nos Estados Unidos.

A pesquisa mostra que, entre os trabalhadores brasileiros, a quantidade de tempo ganho foi maior que a média global: de 82 minutos. O país aparece em quarto lugar no ranking do estudo, que avaliou o ganho de tempo com o home office para profissionais de 27 países.

+Trabalho remoto expande mercado no exterior para profissional brasileiro
+ Vagas para home office cresceram 496% em 2022, mostra pesquisa

Pelo levantamento, a China é o país do mundo onde as pessoas mais ganharam tempo: 102 minutos. Na sequência, estão Japão (100 minutos) e Índia (99 minutos). As nações com os resultados mais baixos são Sérvia e Estados Unidos, com 51 e 55 minutos, respectivamente.

Para chegar aos resultados, a equipe de economistas do NBER calculou o tempo de deslocamento diário a partir de pesquisas com profissionais feitas nos últimos dois anos, entre 2021 e 2022.

Ao contabilizar quem nunca trabalhou remotamente no período, os especialistas estimaram que o home office economizou cerca de 2 horas de viagem por trabalhador por semana. Isso equivale a 2,2% de uma semana de trabalho de 46 horas, com 40 horas pagas e mais seis horas de deslocamento.

“Os passageiros não gostam de tempos de viagem imprevisíveis, e os motoristas de automóveis não gostam muito das condições das estradas congestionadas”, disseram os economistas. “Assim, viagens longas, tempos de viagem imprevisíveis e condições de estradas congestionadas elevam o valor privado da economia de tempo acima do salário após impostos. Da mesma forma, o inverso é verdadeiro”, completaram.

Confira matéria na Época Negócios

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Incentivados por ABAP e Fenapro, CENP e Kantar Ibope Media trabalharão juntos em ranking de compra de mídia das agências
O CENP e a Kantar IBOPE Media estão trabalhando para que, a partir de 2021, o ranking de agências de publicidade publicado pela Kantar seja ainda mais preciso. Pela proposta aprovada, o CENP-Meios publicará, em meados de março de 2021, uma lista classificando as agências em razão das compras de mídia realizadas por seus clientes-anunciantes sem, no entanto, […]
Cenp irá revisar regras sobre compra de mídia online
Comitê Técnico Digital do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) passou os últimos dias dedicado a um projeto de revisar as atuais regras a respeito da comercialização de mídia no ambiente da internet. A iniciativa partiu da percepção de que é necessária uma atualização das recomendações para melhores práticas no ambiente digital. O grupo dedicou-se ao […]

Receba a newsletter no seu e-mail