Home / Telegram: STF determina que app indique representante no Brasil

Telegram: STF determina que app indique representante no Brasil

Fonte: Meio e Mensagem

31 de maio de 2023

O Telegram tem, a partir da tarde desta sexta-feira, 26, um prazo de 24 horas para indicar um representante legal no Brasil.

A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Super Tribunal Federal (STF) e coloca o aplicativo sob pena de suspensão do funcionamento de suas atividades no Brasil, caso descumpra a determinação.

Ainda, o ministro fixou multa diária de R$ 500 mil caso a empresa não informe o represente no País.

Segundo o STF, a decisão foi tomada no inquérito 4933, instaurado para apurar como atuaram os diretores de Google e Telegram na suposta campanha realizada por essas plataformas contra o Projeto de Lei 2.360/2020, conhecido como PL das Fake News.

Anteriormente, o STF já havia feito a mesma determinação ao Telegram, que chegou a nomear um representante no País. No entanto, de acordo com o STF, o advogado indicado como representante informou que não prestava mais assessoria jurídica ao Telegram.

Telegram e o PL das Fake News

No início de maio, o Telegram enviou um texto para seus usuários manifestando-se sobre o PL das Fake News. A mensagem da plataforma citava que o Brasil estava “prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão”.

Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o aplicativo apagasse a mensagem, decisão que foi cumprida.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Moraes deverá usar poderes do STF contra fake news nas eleições
A afirmação do ministro Alexandre de Moraes de que responsáveis por propagar fake news nas eleições de 2022 serão presos foi interpretada no Judiciário e no mundo político como um indicativo de que ele usará poderes que tem no STF (Supremo Tribunal Federal) para presidir o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no próximo pleito. A declaração reforçou as […]
BBB: big idea, big data e broadcast
Qual é o impacto que a visibilidade de uma marca tem em sua reputação corporativa ou nos negócios? Na história da propaganda, diferentes formatos buscaram responder a pergunta de milhões, traçando estratégias para aumentar índices de lembrança, atenção e engajamento em torno de produtos e serviços. O foco dos times de criação era no mote, […]

Receba a newsletter no seu e-mail