Home / Senacon e Conar discutem regras para anúncios nas plataformas digitais

Senacon e Conar discutem regras para anúncios nas plataformas digitais

Fonte: Telesíntese

2 de junho de 2023

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) divulgou nesta sexta-feira, 26, que estuda formas de aprimorar as políticas de proteção do consumidor nas plataformas digitais frente aos anúncios veiculados pelas big techs, em parceria com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Representantes das duas instituições, além do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) se reuniram em Brasília para debater as possibilidades de “estabelecer diretrizes” e promover “práticas publicitárias éticas”, segundo a secretaria.

Na ocasião, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, destacou que a colaboração entre a Senacon e o Conar é fundamental. A pasta informa que foram discutidos temas como propaganda infantil, privacidade, segurança de dados, transparência e combate a práticas abusivas.

“Dentre os pontos abordados, destacou-se a necessidade de as plataformas fornecerem informações claras sobre práticas comerciais e a identificação e punição de empresas que utilizam táticas como publicidade enganosa e práticas comerciais desleais”, consta em nota da secretaria.

Propaganda enganosa

No início de maio a Senacon notificou o Google por propaganda enganosa. O caso ocorreu no dia em que a Câmara dos Deputados votaria o PL 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, que responsabiliza as plataformas por conteúdo ilícito de usuários e a empresa publicou nota contrária à proposta de lei que, sem indicar os trechos problemáticos da matéria, afirmava que pioraria o cenário de desinformação nas redes.

A medida da secretaria surtiu efeitos e a empresa retirou o link que induzia usuários da plataforma de busca a acessar a nota em questão.

Desde a instauração de força-tarefa para combate à violência nas escolas, em abril deste ano, a Senacon atua em observação aos conteúdos anunciados nas plataformas digitais e aplica o Código de Defesa do Consumidor para abrir processos administrativos.

Confira matéria na Telesíntese

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

FIAP. Até 24 de julho, as peças podem ser inscritas para a edição de 2023
O Festival Ibero-Americano de Criatividade 2023 (FIAP) anuncia que as peças podem ser inscritas para a edição 2023 do FIAP até 24 de julho. O Festival, que reúne o melhor do melhor da criatividade ibero-americana, também anuncia que será novamente realizado em parceria com a PRODU, provedora líder de informação para a indústria de entretenimento, […]
Kantar revela as tendências do marketing para 2024
A Kantar anunciou o lançamento do relatório “Marketing Trends 2024”, que reúne as principais tendências de marketing para o próximo ano. O levantamento, feito pela divisão de Insights da empresa, combina dados atitudinais e de performance e tem como objetivo ajudar os profissionais da área a maximizar suas estratégias de crescimento. “Uma cultura de aprendizagem […]

Receba a newsletter no seu e-mail