Home / Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores

Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores

Fonte: Meio e Mensagem

9 de março de 2022

Estudo ESG Consumer Index, da Lew’Lara\TBWA, avalia a percepção dos consumidores sobre o tema e cria ranking com 160 marcas

Nos últimos anos, o ESG, sigla que reúne os investimentos e ações de uma empresa voltados ao meio ambiente, social e governança, vem ganhando cada vez mais relevância. O ESG tem se tornado uma peça-chave não só para acionistas e investidos, mas na maneira como os consumidores percebem uma marca. Pensando nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou o estudo “ESG Consumer Index”, com o objetivo de identificar a percepção dos consumidores a respeito das iniciativas de ESG de 160 marcas e ranqueá-las. A pesquisa foi realizada em parceria com a DCODE Consumer Insights.

Para chegar aos resultados, as companhias realizaram pesquisas qualitativas online, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dois mil respondentes estão distribuídos proporcionalmente entre as cinco regiões do País e em cotas sociodemográficas. Já as marcas foram escolhidas arbitrariamente, de acordo com sua relevância dentro das categorias que ocupam. A Lew’Lara\TBWA destaca que a intenção da pesquisa não é promover uma avaliação ou auditoria em ESG, mas entender a percepção dos consumidores sobre o desempenho das marcas no tema.

Insights do consumidor

Com isso, a pesquisa revelou que, apesar de o ESG ser composto por três pilares, a análise do público sobre o assunto ainda está concentrada principalmente nas ações relacionadas ao meio ambiente, que corresponde ao “E” da sigla. Quando perguntados sobre quais são os fundamentos mais importantes do ESG, a maior dos entrevistados citou questões como a proteção, cuidado e revitalização do meio ambiente. A exceção, no entanto, fica com a região Sudeste que citou a responsabilidade e transparência nos negócios – governança.

Outro dado indicado pelo ESG Consumer Index é que, para os consumidores, um posicionamento de marca consistente tem mais relevância que ações isoladas no tema. Exemplo disso Natura e O Boticário estão no topo do ranking de percepção dos usuários. Por conseguinte, na divisão por categorias, beleza mantém o topo da lista, seguida por bancos, não alcoólicos, limpeza, eletrodomésticos, moda, big techs, corporate, personal care e varejo.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Budgets de comunicação devem crescer mais de 50% nos próximos três anos
O mercado de comunicação corporativa tem conquistado uma importância cada vez maior para as empresas, contexto que levou a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) a realizar a ‘Radar’, pesquisa que busca compreender as dimensões da atividade. Entre os entrevistados, 168 clientes da indústria, comércio e serviços de agências associadas à entidade. O estudo […]
Anúncios com propósitos definidos são mais eficientes, mostra pesquisa do IPA
Pesquisa encomendada pelo Institute of Practitioners in Advertising (IPA), do Reino Unido, avaliou 380 anúncios, sendo 47 com uma mensagem proposital e 333 que não incluíam essa mensagem.

Receba a newsletter no seu e-mail