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Pesquisas com agências de publicidade apontam o que elas gostam e não gostam no trabalho com clientes

Fonte: Meio&Mensagem, com redação de Lina Marques, da Simbiose Conteúdo

20 de setembro de 2024

Duas pesquisas sobre relações entre agências de publicidade e clientes no Brasil foram destaques na mídia nesta semana. Os resultados dos levantamentos feitos pelo portal Meio & Mensagem podem apontar insights e contribuir para ações e estratégias ao segmento. Veja aqui o que elas dizem.

Conheça os pontos positivos e negativos do trato com os anunciantes.

Numa pesquisa anônima, as agências citaram os pontos positivos e negativos no trato com os anunciantes. Na outra, elas apontaram quais são os clientes mais desejados para se trabalhar.
No que seria um ‘cliente ideal’ para se trabalhar, de acordo com as repostas, os empresários citaram que a ousadia e inovação são as características mais valorizadas pelas agências.

Trinta e quatro por cento dos líderes ouvidos – ao todo foram 50 – acreditam que essas características propiciam mais arrojo na aprovação de ideias impactantes das peças publicitárias apresentadas.

mãos batem mostrando cumplicidade entre agências de publicidade de os clientes

Trabalho feito em parceria, respeito, transparência, remuneração, relação longeva também estão entre os pontos positivos

Por outro lado, quando perguntadas sobre o que mais ‘odeiam’ no trabalho com os anunciantes as agências de publicidade informaram, em primeiro lugar a ‘concorrência’, com 48% das respostas. O argumento é que as concorrências são feitas “na contramão das boas práticas” e que “o marketing exige um escopo gigante, mas a área de compras força redução de equipes”, dando interpretação de que o objetivo real é redução de gastos.

Outros aspectos são clientes com visão de “cultura de exploração”. Há, ainda, menções a assédio, relacionamento abusivo, tóxico e desrespeitoso, assim como o não reconhecimento do valor do trabalho da agência e antagonismo entre marketing e compras.

Itaú é o cliente mais desejado pelas agências de publicidade

Na outra pesquisa as agências responderam quais os três anunciantes mais desejados do mercado. O Banco Itaú aparece na liderança, com 40%, das respostas. O Mercado Livre vem em seguida, com 30% de menções, seguido pela Ambev, com 30% dos votos.

Leia mais detalhes sobre as pesquisas nos links abaixo, do Meio&Mensagem

O que as agências mais amam — e o que mais odeiam — nos clientes
Itaú é o cliente mais desejado pelas agências brasileiras

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Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.