Home / Cenp: Investimentos de publicidade em mídias registram aumento de 16% no primeiro semestre de 2024
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Cenp: Investimentos de publicidade em mídias registram aumento de 16% no primeiro semestre de 2024

Fonte: Cenp, com redação de Lina Marques, da Simbiose Conteúdo

6 de setembro de 2024

Levantamento aponta um cenário animador para o segmento da publicidade no Brasil. Os investimentos em mídia via agências, no primeiro semestre de 2024, registraram crescimento de 16% em comparação ao mesmo período do ano anterior, como mostra a pesquisa feita pelo Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário. Em valores, o setor atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões, frente aos R$ 9,14 bilhões de janeiro a junho de 2023. Os resultados foram divulgados no dia 5 de setembro.

Participaram da pesquisa Cenp-Meios 325 agências, sendo 263 matrizes e 62 filiais. A TV aberta é a que mais recebeu investimentos, com 39,5%, seguida pelos meios digitais (internet), com 38,2%, e OOH, ou mídia out of home, com 11,2%.  É importante destacar que os dados de meios Jornal, Revista, OOH e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas dessas mídias.

Relatório mostra subdivisão dos investimentos de publicidade

O relatório, desde 2019, traz informações subdivididas no que tange ao campo da internet, contribuindo, assim, para melhor entendimento do segmento. São apontados investimentos em buscas, utilização de mensagens de vídeos e de áudios, redes sociais, display e outros. Clique aqui e veja o painel Cenp-Meios.  

Para Luiz Lara, presidente do Cenp, os resultados dos investimentos de publicidade refletem a solidez do setor. “Como, historicamente, o aporte tende a ser maior no segundo semestre, tudo nos leva a crer que com as novas frentes com Rock in Rio, Black Friday e eleições, fecharemos 2024 com um marco significativo para o nosso negócio.”

Saiba mais sobre publicidade em ano eleitoral. Veja nosso guia!

Números estão acima da média de 2023

Em 2023, a taxa de crescimento dos investimentos aferida pelo Cenp-Meios indicou um primeiro semestre com alta de 7% e encerramento na casa dos 10%. Mensuração que se mantém acima da média do ano anterior, reiterando a aposta das marcas e dos anunciantes.

A pesquisa também aponta dados que indicam os investimentos pelas regiões do país. O trabalho leva em consideração o Mercado Nacional, que refere-se às veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, sendo considerado como mais uma região. Ele obteve no primeiro semestre 68,1% dos investimentos. A região Sudeste aparece em seguida, com 19,1%, à frente das regiões Nordeste e Sul, com respectivamente, 5,2% e 3,8%.

cenpdigitalimpressosinfluencersinternetpesquisapublicidaderelatório

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.