Home / Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Fonte: Meio e Mensagem

27 de outubro de 2023

A Totvs realizou uma pesquisa para a  H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.

O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.

O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.

No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Pós-pandemia: consumo de conteúdo e preocupação com desinformação crescem
A partir de uma pesquisa com 16 mil consumidores globais de 18 países, a DoubleVerify constatou que o interesse por conteúdo, que aumentou durante a pandemia, segue em crescimento. Dos entrevistados, 55% gastam mais tempo diário consumindo conteúdo em relação ao passado. O número é 70% na América Latina. Essa quantiaainda deve aumentar, tendo em […]
Black Friday: 80% pretendem gastar até R$ 2 mil
Com a proximidade entre as datas da Copa do Mundo do Catar, Black Friday e Natal, o último trimestre de 2022 será atípico para o varejo. Nesta quarta-feira, 19, o Mercado Livre divulgou estudos sobre o comportamento de compra dos consumidores, bem como as estratégias para atender a alta demanda de vendas entre outubro e dezembro. A […]

Receba a newsletter no seu e-mail