Home / Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Fonte: Meio e Mensagem

27 de outubro de 2023

A Totvs realizou uma pesquisa para a  H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.

O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.

O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.

No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

UE define seis big techs sujeitas às novas regras de competição nos mercados digitais
A União Europeia (UE) divulgou, nesta quarta-feira, 6, uma lista de seis empresas consideradas controladoras de acesso (gatekeepers) no que diz respeito ao uso da internet no continente, ameaçando a livre navegação do consumidor e a competição nos mercados digitais. São elas: Alphabet (controladora do Google), Amazon, Apple, ByteDance (dona do TikTok), Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp) e Microsoft. Na prática, as […]
Modelo híbrido de trabalho será o mais adotado pelas agências de publicidade
Pesquisa realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro indicou que 59% das agências vão adotar o modelo de trabalho híbrido.

Receba a newsletter no seu e-mail