Home / Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Pesquisa aponta receios de profissionais de marketing e vendas com a IA

Fonte: Meio e Mensagem

27 de outubro de 2023

A Totvs realizou uma pesquisa para a  H2R Insights e Trends que registrou que 42% dos profissionais de marketing e vendas brasileiros têm algum medo ou receio em relação à evolução da IA e os impactos negativos que podem atingir suas posições. A taxa representa o maior índice do relatório.

O impacto na empregabilidade é o receio mais indicado pelos profissionais. Ou seja, a possibilidade da substituição de mão de obra humana e a diminuição da sua demanda de trabalho assustam os entrevistados. Em seguida, destacam-se as citações de aspectos como “não saber se adaptar à tecnologia”, “receio de falta de ética e resultados enviesados”, e “tornar-se dependente da IA para realizar seu trabalho, tornando-se apenas um executor”.

O estudo intitulado “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década” contou com 477 participantes do Universo Totvs 2023, que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas.

No entanto, a pesquisa revela que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independentemente da área de atuação, não possui medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Governo mira em YouTube e Facebook com regras de publicidade infantil
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça, está preparando uma regulamentação sobre publicidade infantil em plataformas como YouTube e Facebook baseada em regras de outros países e no guia do Conar. A regulamentação deve ser publicada já neste mês de janeiro. Leia Mais
Facebook ameaça bloquear distribuição de notícias na Austrália (em inglês)
O Facebook ameaçou bloquear jornais australianos e indivíduos de compartilhar notícias em sua plataforma em reação a uma medida australiana que pode exigir que a companhia compense as organizações de mídia pelo uso de seu conteúdo.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail