Home / Os orçamentos da mídia estão aumentando

Os orçamentos da mídia estão aumentando

Fonte: WFA

22 de novembro de 2023

Nem as economias globais nem a política se encontram hoje numa posição particularmente estável. Mas as grandes marcas esperam aumentar os seus orçamentos. Um novo estudo da WFA e da Ebiquity afirma que 60% dos representantes de empresas aumentarão os seus orçamentos de comunicação social globais em 2024 – com 14% a dizer que farão um aumento significativo, ano após ano.

Este é um aumento relativamente dramático em comparação com o mesmo período do ano passado, quando apenas 29% dos entrevistados disseram que esperavam aumentar o seu orçamento anual. Este aumento orçamental ocorre apesar de 74% dos inquiridos concordarem ou concordarem fortemente que as suas decisões orçamentais para os meios de comunicação social para 2024 são influenciadas pelo clima económico.

O estudo é baseado em 92 empresas entrevistadas , cada uma gastando em média US$ 700 milhões. O gasto total combinado com publicidade de todos os entrevistados representa aproximadamente US$ 500 bilhões.

“Há algum otimismo cauteloso no regresso aos gastos com meios de comunicação e, previsivelmente, o dinheiro está fluindo para o digital. No entanto, para permitir o crescimento do mercado digital a longo prazo, temos de resolver questões fundamentais de qualidade, transparência, responsabilidade, medição e, principalmente, sustentabilidade. Apelamos à indústria para que se reúna em torno das medidas delineadas na nova Carta dos Meios de Comunicação Social da WFA. Corrija os fundamentos para desbloquear o crescimento.” Stephan   Loerke, CEO da WFA.

Da transparência à sustentabilidade, segurança, fraude, qualidade, sustentabilidade e muito mais, o digital é, obviamente, também a área onde se concentram a maioria dos problemas da indústria. A Carta dos Meios de Comunicação Social da WFA , publicada em Abril deste ano e que reflecte as prioridades dos líderes globais dos meios de comunicação social, identifica as questões e aponta para algumas soluções.

Não é novidade que o digital é o principal destinatário do provável aumento dos gastos. O estudo da WFA e da Ebiquity revela aumentos orçamentais previstos por 85% das empresas de televisão avançada e 83% das empresas de vídeo digital inquiridas. No outro extremo do espectro, prevê-se que a impressão sofra a maior redução no orçamento.

É tranquilizador que os entrevistados nesta pesquisa estejam fazendo progressos unilaterais: 70% dos entrevistados revisam regularmente as configurações e listas de segurança da marca. 27% dos entrevistados começaram a diversificar os investimentos fora das “grandes tecnologias”, a fim de promover um ecossistema mais plural.

Quase dois quintos dos entrevistados (37%) também esperam medir e reduzir as emissões de CO2 provenientes da atividade mediática.

“Mais uma vez, esta pesquisa anual com os principais anunciantes revela insights fascinantes sobre futuras intenções de investimento. Com 60% dos entrevistados planejando aumentar os orçamentos publicitários, vemos um nível de confiança que parece contraditório com as perspectivas económicas prevalecentes. Com a publicidade normalmente vista como um indicador avançado de dois trimestres da economia em geral, isso significa uma recuperação em meados de 2024?” – Nick Waters, CEO da Ebiquity

Confira matéria na WFA

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

“Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”
O Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão. A jornalista Adriana Ferreira Silva fala sobre a forma de fazer jornalismo nas redes sociais e a produção dos textos “caça-clique”. Assim, ela pergunta quão prejudicial é a […]
Investimentos em patrocínios esportivos devem registrar queda de 37% este ano, mas número de eventos volta ao normal (em inglês)
Os investimentos globais de publicidade em eventos esportivos devem registrar uma queda de um terço em 2020, mas segundo dados da Two Circles, uma média de 1047 eventos esportivos profissionais devem ser realizados por semana em setembro, apenas 20 a menos do que estava previamente planejado. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail