Home / O que é Home Office segundo a legislação?

O que é Home Office segundo a legislação?

Fonte: Terra

15 de fevereiro de 2023

O home-office, conhecido como trabalho remoto, foi regularizado pela Lei nº 14.442 que alterou pontos importantes da CLT.

O home-office, conhecido como trabalho remoto, ganhou destaque mundial durante a pandemia de covid-19. A modalidade trouxe questionamentos sobre a obrigatoriedade presencial de algumas funções, permitindo às pessoas trabalharem em diversas empresas ao redor do mundo.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o teletrabalho consiste na prestação de serviços fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e comunicação e que não constituam trabalho externo — como motoristas, vendedores, e outras funções que não tem local fixo, mas não se encaixam na categoria.

Embora seja realizado remotamente, o funcionário remoto possui as mesmas condições de proteção ao trabalhador, tendo os mesmos direitos, como carteira assinada, férias e 13º salário. Além disso, é função do empregador oferecer as mesmas condições de trabalho do escritório, seja pelo fornecimento de dispositivos, mobiliários ou internet de qualidade.

Apesar de ter se expandido durante o período de isolamento social, muitas funções já eram cumpridas diretamente de casa, de maneira que o teletrabalho foi introduzido pela Reforma Trabalhista pela Lei 13.467 de 2017. No ano passado, porém, foi sancionada a Lei nº 14.442, alterando pontos importantes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Dentre os pontos principais estão a desobrigação de profissionais contratados por tarefa ou produção de prestar contas sobre as horas trabalhadas — de maneira que também não receberão por horas extras ou adicional noturno. A legislação também exige que a modalidade esteja prevista no contrato ou em aditivo contratual.

Conforme prevê o texto, as vagas para trabalho remoto devem ser preenchidas preferencialmente por pessoas com deficiência ou que tenham filhos ou crianças sob guarda judicial de até quatro anos. Vale ressaltar também que a lei define que o funcionário será responsável pelos custos caso mude de cidade e seja chamado para trabalhar presencialmente.

Confira matéria no Terra

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Jornalismo se tornou mais importante para os britânicos após início pandemia (em inglês)
Dois terços dos consumidores do Reino Unido afirmam que estão valorizando mais o papel do jornalismo desde o início da pandemia e 70% acredita que um mundo sem jornalismo comprometeria a democracia, revela o estudo da Newsworks, “World Without News”. Leia Mais
Agências de menor porte ganham espaço com grandes anunciantes
Mais do que a primeira campanha do Bradesco feita por uma nova agência, o comercial do banco que estreou na semana passada é sinal da abertura do mercado para agências de menor porte e atendimento mais personalizado.  A nova agência do Bradesco, Aldeiah, é uma startup criada em abril pelo grupo Interpublic (IPG). No primeiro […]

Receba a newsletter no seu e-mail