Home / Meta é processada por coletar dados de saúde para publicidade direcionada

Meta é processada por coletar dados de saúde para publicidade direcionada

Fonte: Olhar Digital

1 de agosto de 2022

A Meta, empresa mãe do Facebook, o UCSF Medical Center e a Dignity Health Medical Foundation estão sendo processados nos Estados Unidos por coletar ilegalmente informações de saúde dos pacientes. A ação coletiva, no Distrito Norte da Califórnia, alega que os dados era secretamente coletados para publicidade direcionada.

A denúncia afirma que os sites de 33 dos 100 principais hospitais norte-americanos, além de portais de sete sistemas de saúde protegidos por senha, incluindo os do centro e da fundação processados, tinham a ferramenta de monitoramento Pixel, da Meta.

A Meta Pixel é, de acordo com o site Computing, um trecho de código que pode ser incorporado em sites de terceiros para rastrear atividades dos usuários. Assim, nos sites de saúde, ele reunia dados dos pacientes e compartilhava com o Facebook, uma violação a regulações estaduais e federais.

Em cada página visitada, os botões clicados e detalhes inseridos eram registrados pelo Meta Pixel. Muitas vezes, os pacientes adicionavam dados pessoais altamente confidenciais, incluindo doenças, médicos e medicamentos prescritos.

E isso não era só direcionado àqueles que possuíam conta na rede social. Qualquer usuário tinha os dados coletados. No caso de quem tinha perfil no Facebook, os dados coletados pela Meta eram vinculados a conta para uma correlação mais próxima. Tudo isso sem que os pacientes fossem alertados e sem consentimento.

As pessoas, diz o documento judicial, receberam anúncios direcionados tanto no Facebook quanto em seus e-mails, promovendo serviços médicos sem respaldo científico. Os denunciantes destacam a sensação de violação, já que nunca consentiram com a aquisição de suas informações médicas particulaes.

O processo contra a Meta busca reparação relevante à invasão de privacidade, violação de confidencialidade de informações médicas, acesso a dados e Lei de Fraude (CDAFA), enriquecimento sem causa, além da lei dos EUA de escuta telefônica.

Confira matéria no Olhar Digital

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Varejistas ainda não aproveitam potencial do retail media
Embora reconheçam o retail media como algo importante para seus negócios, os varejistas ainda não conseguindo explorar esse canal de publicidade em todo seu potencial. Essa é uma das conclusões apontadas pela nova pesquisa divulgada pela Epsilon, empresa de tecnologia para publicidade e marketing. Sob condução da Phronesis Partners, o estudo entrevistou 689 pequenas e […]
ANPD publica os nomes dos integrantes do Conselho Nacional de Proteção de Dados
A ANPD divulgou os integrantes do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais (CNPD). O advogado e professor Vitor Morais de Andrade, indicado pela Coalizão do Setor da Comunicação Social, da qual a ABAP é integrante, está entre os nomeados.

Receba a newsletter no seu e-mail