Home / Chefe da Indústria da UE insta Big Techs a seguir novas regras de conteúdo online

Chefe da Indústria da UE insta Big Techs a seguir novas regras de conteúdo online

Fonte: Uol

24 de agosto de 2023

Google, da Alphabet, Meta ,Microsoft , Twitter, TikTok e outros gigantes da tecnologia deveriam obedecer as regras de conteúdo online da União Europeia que se aplicam a eles para restaurar a confiança e a segurança de suas plataformas, disse o chefe da indústria da UE, Thierry Breton, nesta quarta-feira.

As regras conhecidas como Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) exigem que as empresas façam gestão de riscos, realizem auditorias externas e independentes, compartilhem dados com autoridades e pesquisadores e adotem um código de conduta.

As obrigações para as empresas, que também incluem booking.com , Pinterest , Snap Inc’s Snapchat, Wikipédia, Zalando e AliExpress, do Alibaba, são mais onerosas porque elas têm mais de 45 milhões de usuários.

As companhias têm até sexta-feira para fornecer a sua primeira avaliação de risco anual à Comissão Europeia.

“Cumprir o DSA não é um castigo, é uma oportunidade para essas plataformas online reforçarem o valor da sua marca e a reputação como um site confiável”, disse Breton num comunicado.

“A proteção das crianças será uma imposição prioritária, assim como o combate à desinformação, incluindo a propaganda pró-Rússia, em particular quando estamos a entrar num período de eleições na Europa”, disse ele.

A legislação também obriga as empresas a serem mais transparentes nos seus processos algorítmicos, bots e anúncios direcionados que amplificam o conteúdo e a fazerem mais para combater os produtos ilegais e inseguros vendidos em suas plataformas.

Breton, que poderá aplicar multas de até 6% do faturamento global de uma empresa em caso de violações, disse que não hesitará em agir.

“Meus serviços e eu aplicaremos minuciosamente o DSA e usaremos plenamente nossos novos poderes para investigar e sancionar plataformas quando justificado”, disse ele. 

Confira matéria no Uol

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Especialista em desinformação alerta: não basta mais só checar dados
O neto de 8 anos de uma amiga se espantou quando eu disse que precisava estudar para uma prova. “Você ainda estuda?”, ele perguntou. Parecia horrorizado. Imaginei que tenha parado para considerar um futuro terrível, em que ele estaria condenado a ser aluno das salas de aula de sua escola pelo resto da vida. Acontece […]
Balanço Conar: Conselho de Ética analisa cinco representações
5ª e 8ª Câmaras do Conselho de Ética do Conar, com sede em Porto Alegre e Recife, realizaram reunião virtual conjunta em 30 de março e votaram cinco representações, entre elas cases da TIM e Algar.  Confira os resultados: Representação Nº 233/20, “Ufa! Ainda bem que essa pode – Fitzza e Fabio Porchat”. Resultado: arquivamento […]

Receba a newsletter no seu e-mail