Home / Lei das fake news pode ser garantia de processo democrático sem riscos

Lei das fake news pode ser garantia de processo democrático sem riscos

Fonte: CNN

12 de abril de 2022

A Câmara dos Deputados rejeitou o pedido para que o projeto de Lei das Fake News avançasse e fosse votado com urgência no Plenário da Casa. O texto criminaliza o disparo em massa de notícias falsas, entre outras regras.

A proposta está em debate entre os deputados desde 2020. A proposta também prevê que empresas com mais de 10 milhões de usuários ficariam obrigados a manter um representante legal no país para responder à Justiça, caso necessário.

Alguns pontos da nova lei, como a criminalização das fake news, passariam a valer imediatamente após a sua aprovação. Com isso, eles teriam efeitos sobre os candidatos já nas eleições de outubro.

Para explicar mais detalhes do projeto se ele deve ser colocado em votação em breve participa deste episódio Pedro Teixeira, repórter da CNN Brasil em Brasília. O pesquisador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito São Paulo, João Pedro Favaretto, fala sobre o risco das fake news para o processo democrático.

Confira matéria na CNN

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Índice do resumo dos acórdãos julgados em última instância em 2021 pelo Conar
 APELOS DE SUSTENTABILIDADE  Anunciante/anúncio Representação nº Mês do julgamento “SUZANO – CARBONO NEGATIVO” 138/21 nov/21 “TERRAS DE AVENTURA (OSKLEN) – PREVIEW GAIA – QUAL LEGADO VOCÊ QUER DEIXAR PARA O MUNDO” 071/21 out/21  DIREITOS AUTORAIS Anunciante/anúncio Representação nº Mês do julgamento “PÃO DE AÇÚCAR E LEJI – VEM AÍ JAMES PURPLE WEEK – TRANSFORME OS […]
ABMN premia empresas pelo marketing durante a pandemia
A ABMN divulgou os vencedores da edição deste ano do Prêmio Marketing Contemporâneo, que destacou os trabalhos de empresas que conseguiram recriar suas narrativas de comunicação diante das dificuldades impostas pela Covid-19.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail