Home / Kantar Ibope Media lança relatório sobre o metaverso e oportunidades para a publicidade

Kantar Ibope Media lança relatório sobre o metaverso e oportunidades para a publicidade

Fonte: Kantar Ibope Media

29 de novembro de 2021

Empresa analisa mundos virtuais que já existem para saber o que virá no futuro

O termo “metaverso” tem aparecido com frequência nos últimos meses, principalmente após Mark Zuckerberg anunciar que o Facebook mudaria de marca e posicionamento para se enquadrar ao conceito. Foi assim que o conglomerado passou a se chamar Meta e está investindo US$ 150 milhões para o desenvolvimento de um ambiente virtual que replique e amplie a realidade.

Apesar de a proposta ser ambiciosa, já existem experiências que usam tecnologia de ponta para atingir tal objetivo, principalmente no universo dos jogos. A Kantar IBOPE Media, divisão da multinacional Kantar especializada em pesquisa de mídia, decidiu olhar para elas e verificar o que revelam sobre o amanhã – quando Zuckerberg lançar seu projeto de fato.

O resultado da análise está disponível no relatório “Daqui até o Metaverso: quais pistas encontramos nos dados sobre este futuro em construção?”. Trata-se da edição de novembro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa.

Perfil de usuário

Para entender o impacto do metaverso, a Kantar IBOPE Media resolveu analisar o comportamento do público que já é usuário desse tipo de experiência inicial. Hoje, 6% dos internautas no Brasil passam tempo em ambientes virtualizados, a exemplo de Second Life e World of Warcraft (WoW).

A empresa também aponta esses perfis como “early adopters”, pessoas que estão na vanguarda, consumindo produtos e serviços de tecnologia assim que são oferecidos ao mercado. Prova disso é que 90% dos usuários de ambientes virtuais gostam de descobrir novos aplicativos.

Vale destacar ainda que 91% afirmam que tentam acompanhar as informações e tecnologias atuais do mercado. Tanto é que possuem smartwatches (42%), dispositivos de realidade virtual (29%) e aparelhos inteligentes ativados por voz (24%).

Relacionamento com as redes sociais

Outra diferença entre o público de ambientes de engajamento virtual e a sociedade como um todo é a maneira como usam as redes sociais. Enquanto 74% das pessoas costumam checar as mídias diariamente, o número é maior entre os usuários de protótipos de metaverso: 86%.

Este grupo costuma usar as plataformas digitais, principalmente, para se comunicar e interagir com pessoas (71%) e jogar em sites de redes sociais (50%).

A preferência entre as mídias também é diferente. Entre os usuários de universos virtualizados, a rede mais usada é o Instagram (77%), com Facebook (74%) em segundo lugar. Na população geral ocorre o inverso: Facebook (77%) e depois Instagram (72%). É válido destacar que os altamente conectados também dão destaque para conteúdos publicados no TikTok (61%) e no Kwai (40%).

O que a publicidade tem a ver com isso?

A convergência dos mundos físico e digital trará oportunidades para as marcas quando o assunto é marketing. Isso porque 78% dos usuários de ambientes virtuais preferem ver anúncios relacionados ao conteúdo dos sites que visitam.

Algumas empresas já notaram esse comportamento e fizeram experiências virtuais para lançarem seus produtos. Um exemplo é a Brahma, que criou um bar dentro do servidor Cidade Alta, do jogo GTA, para estrear a bebida Brahma Duplo Malte Long Neck.

A receita para explorar o metaverso, no entanto, ainda não existe, uma vez que a rede não foi lançada oficialmente. Por isso mesmo, para a Kantar IBOPE Media, o exercício de futurologia não é simples e existem mais perguntas que respostas. Resta às empresas acompanhar a evolução do conceito de perto para descobrir os próximos passos.

Confira mais informações a respeito do metaverso na edição de novembro do Data Stories, produzido pela Kantar IBOPE Media. O conteúdo está disponível em https://my.visme.co/view/01pdwyw1-data-stories-ed-16-daqui-ate-o-metaverso

Confira a matéria no site da Kantar Ibope Media.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Anunciar nos meios digitais está mais caro?
Nenhuma mídia cresceu tanto no Brasil nos últimos anos – em termos de atração de verbas de publicidade – quanto à internet. Em 2021, as mídias digitais angariaram um total de R$ 6,6 milhões em compra de mídia, uma valor 74,2% superior ao registrado no ano anterior, de acordo com dados do Cenp-Meios. Ainda que 2020 […]
Google financia ‘fazendas’ de inteligência artificial com publicidade, diz consultoria
Sites que se apresentam como jornalísticos, gerados por inteligência artificial, estão sendo financiados por publicidade programática, ou seja, por anúncios direcionados para eles por sistemas também automatizados. Foi o que levantou a consultoria americana NewsGuard, que vem buscando identificar “sites noticiosos que operam com pouca ou nenhuma supervisão humana e publicam artigos escritos em grande […]

Receba a newsletter no seu e-mail