Home / Kantar Ibope Media explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Kantar Ibope Media explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Fonte: Propmark

28 de junho de 2023

O Data Stories, conteúdo mensal da Kantar Ibope Media, abordou em junho a presença negra nos espaços de mídia e publicidade – de acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada por negros.

O estudo relembra que no ano passado houve um aumento de 197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais crescimento do período, e um forte exemplo desta categoria foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais. Mas ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades.

O público negro também demonstra alto potencial de consumo, segundo o Data Stories. As marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

Protagonismo feminino
Dados do Celebscore – quesito do estudo Kantar Ibope sobre influência de celebridades na mídia – mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

A cantora Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades. Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness (conhecimento) do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em relação à média das celebridades.

O protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres pesquisas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.

Os negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes, segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021. Já na publicidade, 31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Telecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Rico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo formam o top5 das celebridades negras na mídia.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

UE investiga Amazon por práticas anticompetitivas
A UE acusa a Amazon de práticas para prejudicar a concorrência, com uso de dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma para benefício próprio. Agindo como marketplace para vendedores independentes e como abertos.Leia Mais
Pesquisa aponta que 75% dos brasileiros têm TV aberta como primeira opção
Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, 75,7% dos telespectadores brasileiros têm preferência pela TV aberta. A pesquisa foi feita em 15 Regiões Metropolitanas onde a empresa faz a medição de audiência. A medição é feita por um aparelho instalado na televisão, com a autorização do proprietário. A segunda modalidade na preferência de quem […]

Receba a newsletter no seu e-mail