Home / Kantar Ibope Media explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Kantar Ibope Media explora o poder da influência negra na mídia e publicidade

Fonte: Propmark

28 de junho de 2023

O Data Stories, conteúdo mensal da Kantar Ibope Media, abordou em junho a presença negra nos espaços de mídia e publicidade – de acordo com dados do Censo 2022 do IBGE, 56% da população brasileira é formada por negros.

O estudo relembra que no ano passado houve um aumento de 197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, um dos principais crescimento do período, e um forte exemplo desta categoria foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais. Mas ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades.

O público negro também demonstra alto potencial de consumo, segundo o Data Stories. As marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

Protagonismo feminino
Dados do Celebscore – quesito do estudo Kantar Ibope sobre influência de celebridades na mídia – mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

A cantora Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as 319 testadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades. Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness (conhecimento) do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em relação à média das celebridades.

O protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres pesquisas, 16 são negras. Nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.

Os negros ainda são minoria no jornalismo, tendo apenas 30% de representantes, segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021. Já na publicidade, 31% das campanhas com negros são estreladas por celebridades. Telecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas, aproximadamente 60%. Iza, Menor Rico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo formam o top5 das celebridades negras na mídia.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

França multa Google e Amazon em € 135 milhões por instalação de ‘cookies’ sem autorização do utilizador
A França aplicou uma multa de € 135 milhões às empresas Google e Amazon devido à instalação de ‘cookies’ sem autorização dos usuários. A Comissão Nacional de Informática e Liberdade francesa fez questão de deixar bem claro que “este tipo de ‘cookies’ não pode ser instalado sem o consentimento do utilizador”.Leia Mais
Lei Paulo Gustavo: Senado aprova repasse de R$ 3,8 bi ao setor cultural; projeto vai à sanção
O Senado aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei que prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões em recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural, um dos mais impactados pelas restrições adotadas durante a crise sanitária. A proposta foi batizada de “Lei Paulo Gustavo”, […]

Receba a newsletter no seu e-mail