Home / Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Fonte: Meio e Mensagem

5 de setembro de 2023

Segundo dados da Nielsen, o investimento em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões no primeiro semestre de 2023. Essa quantia representa uma retração de 21,2% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, o que sinaliza o contexto desafiador da indústria atual.

Cerca de cinco setores foram responsáveis por 68% do investimento em publicidade digital. São eles: varejo (R$ 5,8 bilhões), telecomunicações (R$ 5,2 bilhões), temáticas sociais (R$ 3,3 bilhões), entretenimento (R$ 2,7 bilhões) e indústria e comércio (R$ 2,3 bilhões).

Uma análise mais aprofundada a respeito dos investimentos de cada um dos setores aponta que a retração nos investimentos afetou praticamente todos os setores econômicos. Dos dez principais setores que compõem o estudo, nove diminuíram as verbas direcionadas ao digital na comparação com o primeiro semestre de 2022. A exceção foi o segmento de moda, cujo investimento em publicidade online cresceu 1,7% nos primeiros seis meses de 2023.

Expectativas do investimento em mídia digital para o segundo semestre de 2023

Apesar da retração dos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, a Nielsen projeta cenário mais otimista para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto, as datas comerciais importantes do varejo tendem a incrementar os negócios nos próximos meses.

Um dos indícios dessa retomada está na observação de que o segundo trimestre do ano já registrou desempenho melhor do que o primeiro. Segundo a Nielsen, os meses de abril, maio e junho tiveram um desempenho de compra de mídia 3% superior ao registrado nos primeiros três meses do ano.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

O poder dos dados inteligentes
Do impacto contínuo da pandemia no comportamento do consumidor ao aumento acelerado da digitalização de serviços, é seguro dizer que a maneira como os clientes esperam interagir com as empresas de varejo foi transformada para sempre. Não mais contentes com uma abordagem única, os clientes de hoje estão procurando empresas que possam adaptar as ofertas […]
Agência dá ênfase aos profissionais 50+ em conexão com o mercado de comunicação
Em 10 anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população, segundo dados divulgados em julho pelo IBGE. Já o número de brasileiros com menos de anos 30 caiu 5,4%, entre 2012 e 2021. O grupo etário com 30 anos ou mais representava 56,1% (seis pontos percentuais a mais […]

Receba a newsletter no seu e-mail