Home / Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Fonte: Meio e Mensagem

5 de setembro de 2023

Segundo dados da Nielsen, o investimento em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões no primeiro semestre de 2023. Essa quantia representa uma retração de 21,2% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, o que sinaliza o contexto desafiador da indústria atual.

Cerca de cinco setores foram responsáveis por 68% do investimento em publicidade digital. São eles: varejo (R$ 5,8 bilhões), telecomunicações (R$ 5,2 bilhões), temáticas sociais (R$ 3,3 bilhões), entretenimento (R$ 2,7 bilhões) e indústria e comércio (R$ 2,3 bilhões).

Uma análise mais aprofundada a respeito dos investimentos de cada um dos setores aponta que a retração nos investimentos afetou praticamente todos os setores econômicos. Dos dez principais setores que compõem o estudo, nove diminuíram as verbas direcionadas ao digital na comparação com o primeiro semestre de 2022. A exceção foi o segmento de moda, cujo investimento em publicidade online cresceu 1,7% nos primeiros seis meses de 2023.

Expectativas do investimento em mídia digital para o segundo semestre de 2023

Apesar da retração dos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, a Nielsen projeta cenário mais otimista para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto, as datas comerciais importantes do varejo tendem a incrementar os negócios nos próximos meses.

Um dos indícios dessa retomada está na observação de que o segundo trimestre do ano já registrou desempenho melhor do que o primeiro. Segundo a Nielsen, os meses de abril, maio e junho tiveram um desempenho de compra de mídia 3% superior ao registrado nos primeiros três meses do ano.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Anunciantes querem consolidar contas em menos agências
Um novo estúdio feito pela MediaSense e pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA) descobriu que as marcas estão cada vez mais dispostas em centralizar as parcerias com suas agências. Entre mais de 70 empresas que participaram da pesquisa, uma em cada quatro afirmou que planeja consolidar as agências de mídia, criatividade, dados e tecnologia nos […]
VML: fusão no Brasil deve ser rápida, mas há incertezas
Anunciada nesta terça-feira, 17 de outubro, a fusão global entre a VMLY&R e a Wunderman Thompson na nova VML será o maior movimento de consolidação de empresas no mercado de agências de publicidade nos últimos anos, envolvendo 30 mil funcionários em 64 países — 17 mil da Wunderman Thompson e 13 mil da VMLY&R. A mesma importância […]

Receba a newsletter no seu e-mail