Home / #FakeToFora

#FakeToFora

Fonte: Fake to fora

17 de março de 2022

Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia lança o projeto #FakeToFora, com o apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil, para combate à desinformação no período eleitoral que visa incentivar educadores e jovens a se engajarem em ações de conscientização e análise crítica das informações.

#FakeToFora é um projeto desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia, com apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

A maneira como nos relacionamos com as informações — seja na hora de consumir, produzir ou compartilhar — tem papel fundamental em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los. É também neste vasto universo da informação (hoje ao alcance de um clique) que somos expostos a opiniões que se confundem com fatos, fake news, propagandas pouco ou nada transparentes e outros fenômenos. Ler criticamente o que chega até nós e entender nossa responsabilidade como produtores e disseminadores de conteúdo é um dos caminhos para fortalecer a democracia.

O #FakeToFora é um convite para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações e reflexões com os jovens que se preparam para votar. Nossos materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania. Participe conosco dessa jornada; afinal, quem vota se informa!

Confira no Fake to fora

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores
Nos últimos anos, o ESG, sigla que reúne os investimentos e ações de uma empresa voltados ao meio ambiente, social e governança, vem ganhando cada vez mais relevância. O ESG tem se tornado uma peça-chave não só para acionistas e investidos, mas na maneira como os consumidores percebem uma marca. Pensando nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou […]
75% dos brasileiros buscarão mais serviços de streaming gratuitos com publicidade, diz pesquisa
O cenário do streaming hoje passa por dois momentos de mudanças: enquanto líderes do setor buscam formas de impulsionar a rentabilidade do negócio, consumidores também procuram maneiras de reduzir ou eliminar os gastos com o consumo desses serviços, considerando o aumento do custo de vida em decorrência da crise econômica. Foi para avaliar essas novas […]

Receba a newsletter no seu e-mail