Home / Fachin pede a partidos que aprovem projeto sobre fake news antes das eleições

Fachin pede a partidos que aprovem projeto sobre fake news antes das eleições

Fonte: CNN

14 de março de 2022

Presidente do TSE tem recebido representares dos partidos desde que tomou posse no cargo, há duas semanas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, tem feito um apelo a líderes de todos os partidos para que aprovem no Congresso Nacional antes das eleições de outubro o projeto de lei que pune a disseminação de fake news. O ministro tem recebido representares dos partidos em reuniões no TSE desde que tomou posse no cargo, há duas semanas.

Porém, Fachin tem ouvido nessas conversas que é pouco provável o tema ser aprovado antes de outubro. Não há consenso entre os parlamentares sobre pontos polêmicos do projeto. Enquanto os senadores querem um texto mais rígido no combate à disseminação de notícias falsas, os deputados querem deixar a legislação mais genérica.

A previsão inicial era que relator do projeto na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentasse o relatório até o fim deste mês, mas politicamente o prazo se tornou inviável. A preocupação é facilitar a aprovação do texto no Senado e fazer ajustes enquanto a proposta ainda tramita na Câmara.

Orlando Silva mantém conversas com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) –que, no ano passado, foi relator da CPI da Covid-19 e incluiu casos de fake news no relatório final. Ambos tentam chegar a um consenso sobre alguns pontos emperrados nas negociações e, nesta semana, suas equipes devem se reunir para avançar no texto.

Hoje, os parlamentares discordam sobre a possibilidade de se rastrear perfis em redes sociais; o armazenamento dados em nuvem, para que as informações disseminadas não se percam; a regulamentação da atividade de robôs em redes sociais; e também a possibilidade de uma plataforma retirar um perfil do ar por disseminar fake news, sem decisão judicial.

Para Fachin, se o Congresso conseguir aprovar um projeto criminalizando a disseminação de fake news até outubro, ficará mais fácil punir esses casos nas campanhas deste ano. O combate às informações falsas é um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral neste ano.

Confira matéria na CNN

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Agências mantêm ou superam faturamento no segundo trimestre
Pesquisa VanPro, realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro, constata aumento no otimismo do mercado publicitário. Relatório também sinaliza oportunidade de renegociação da remuneração junto aos clientes.
Governo Federal aborda consequências das fake news em campanha
O Governo Federal deu início, na semana passada, à campanha Brasil contra Fake, que visa ajudar a combater a desinformação no País. As peças, que foram criadas pela Nacional Comunicação, têm como objetivo promover o fim da circulação das notícias falsas e alertar para os impactos que elas causam na sociedade. Para isso, a campanha […]

Receba a newsletter no seu e-mail