Home / Facebook não prioriza o Brasil em investigação de conteúdo violento

Facebook não prioriza o Brasil em investigação de conteúdo violento

Fonte: Isto é Dinheiro

7 de novembro de 2021

Um relatório interno do Facebook recomenda que a empresa investigue a circulação de conteúdo violento na plataforma e no aplicativo WhatsApp, mas o documento orienta que a equipe foque nos Estados Unidos e no Reino Unido, apesar do problema também ter sido relatado no Brasil.

A percepção da empresa, de acordo com o relatório, é de que a circulação de conteúdo violento é muito maior no Facebook e no WhatsApp do que em plataformas como Instagram, TikTok e Twitter. As informações são da Folha de São Paulo.

A recomendação é que a divisão de integridade cívica se concentre no conteúdo que circula nos Estados Unidos e no Reino Unido.

No Brasil, segundo o documento, há a percepção de que desinformação, linguagem política incendiária, bullying e exploração de crianças são problemas muito maiores no Facebook do que em outras plataformas.

A empresa recomenda que uma equipe investigue por que o alcance de conteúdo de exploração infantil é maior no Facebook do que em outras plataformas no Brasil e na Colômbia.

O texto de julho de 2020 diz que as declarações e mensagens políticas são desinformações com maior alcance na plataforma no Brasil.

Uma das principais críticas feitas ao Facebook é que a empresa negligencia a moderação de conteúdo em países vistos como menos importantes que os Estados Unidos, o Reino Unido e nações da União Europeia.

A Meta afirmou, em nota à Folha, que os resultados dessas pesquisas mostram a percepção das pessoas sobre o conteúdo que elas veem nas plataformas. Essas percepções são importantes, mas dependem de uma série de fatores, incluindo o contexto cultural.

Uma ex-funcionária disse, em abril, que o Facebook deixou de agir diante de líderes de países como Honduras, que usou a plataforma para fins autoritários. Segundo ela, a empresa resolveu não agir alegando que não valia a pena.

Confira matéria completa na Isto é Dinheiro

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Criatividade, sim! Mas com consistência e materialidade
Na edição da semana passada, o PROPMARK trouxe o “E” (Ambiental), do ESG, como matéria de capa, em função da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O tom predominante foi de apreensão, em função de manifestações da ONU em relação aos avanços tímidos dos países signatários do Pacto Global 2030, no sentido de cumprirem […]
Oracle é processada por violar a privacidade de bilhões de usuários
A Oracle está sendo processada por questões de privacidade nos Estados Unidos. O processo aberto na última sexta-feira (19), no Distrito Norte da Califórnia, acusa a big tech de acumular dossiês com dados detalhados sobre cerca de cinco bilhões de pessoas. Atualmente os dossiês da Oracle incluem informações como nomes, endereços residenciais, e-mails, compras online e presenciais, informações sobre […]

Receba a newsletter no seu e-mail