Home / Entidades do setor de comunicação criticam projeto que obriga aviso em foto manipulada digitalmente

Entidades do setor de comunicação criticam projeto que obriga aviso em foto manipulada digitalmente

Fonte: Agência Câmara de Notícias

16 de agosto de 2021

Em debate na Câmara, especialistas alertaram para a necessidade de discussão do tema

Representantes de associações de veículos de comunicação e publicidade criticaram nesta segunda-feira (16) projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados que obriga aviso ao público em foto manipulada digitalmente (PL 4349/19). Eles participaram de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

A proposta prevê que a imagem alterada digitalmente seja acompanhada por uma linha de texto dizendo “fotografia retocada para modificar a aparência física de uma pessoa”.

O representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Salema, afirmou que não existe publicidade sem manipulação de imagens, em menor ou maior grau. “A edição não necessariamente é para deixar alguém bonito ou feio, ou mudar o padrão estético. A gente precisa fazer ajuste de cores, iluminação, pequenos retoques para que essa peça tenha uma mínimo de qualidade e, sobretudo, que seja efetiva e compreensível ao público”, explicou.

O representante da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, alertou para a crise do setor devido ao impacto das plataformas digitais. Para ele, é preciso melhorar o projeto, porque da forma como ele está redigido pode gerar desconfiança por parte dos leitores.

O representante do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Armando Strozemberg, lembrou que já nas máquinas fotográficas analógicas existiam filtros de melhoramento de imagens e hoje os celulares fazem isso automaticamente. Ele não vê benefícios na proposta e acredita que a medida representa o risco de cerceamento de liberdade de expressão.

A representante da Associação Brasileira de Anunciantes, Eliane Quintella, reconhece que o assunto deve ser amplamente discutido, mas avalia que o projeto não é a melhor forma de combater o problema.

Distúrbios de autoimagem
A coordenadora do núcleo de doenças da beleza da PUC do Rio de Janeiro, Joana Novaes, destacou que o País ocupa a triste primeira posição em número de jovens e mulheres com distúrbios ligados à autoimagem, resultado da hiperconectividade dos jovens brasileiros.

Representante da marca Dove, Suelma Rosa lembrou que há 15 anos a marca realiza campanhas inclusivas pela real beleza para melhorar a autoestima de meninas, mulheres e homens. “A nossa marca está nessa jornada de derrubar os estereótipos e de acabar com todas as modificações digitais que alteram formato, tamanho, proporção, tudo que nos afasta do que somos de verdade no dia a dia”, destacou.

O deputado Márcio Labre (PSL-RJ) , relator do projeto na comissão, ponderou que, na sociedade ocidental, está cada vez mais claro que o padrão de beleza almejado é inalcançável, o que afeta principalmente as mulheres mais jovens. “O que a gente observa são as doenças mais conhecidas como a bulimia e a anorexia causadas pela frustração de não se alcançar uma condição estética ostentada em todos os meios de comunicação e nas mídias sociais”, afirmou.

Representantes do Google, Facebook e Instagram foram convidados, mas não participaram da reunião.

Confira a matéria na Agência Câmara de Notícias.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Jogos gratuitos do Xbox podem receber publicidade contextual
Rumores apontam para a presença de publicidade dentro de jogos gratuitos do Xbox, como forma de gerar mais receita para as empresas envolvidas. A propaganda não deve ser entregue em banners ou interrupções da jogatina, mas como um painel ou outdoor na beira da estrada em um game de corrida, por exemplo. Publicidade em jogos […]
Balanço Conar: Conselho de Ética analisa cases do Mercado Livre e Trivago
A 7ª Câmara do Conselho de Ética do Conar reuniu-se esta semana e analisou cinco cases. Confira os resultados.  Representação Nº 169/20, em recurso ordinário, “Visto.Bio”. Resultado: alteração por unanimidade. Representação Nº 206/20, “Mercado Livre – Frete grátis acima de R$99”. Resultado: alteração agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade. Representação Nº 208/20, “Rede Conquist […]

Receba a newsletter no seu e-mail