Home / CPMI das Fake News projeta ‘carona’ em CPI da Covid e deve mirar eleições

CPMI das Fake News projeta ‘carona’ em CPI da Covid e deve mirar eleições

Fonte: UOL

8 de novembro de 2021

Parada desde o início da pandemia, a CPMI das Fake News deve voltar a funcionar após o recesso parlamentar, em fevereiro de 2022, impulsionada por informações compartilhadas pela CPI da Covid. Um dos focos do colegiado deve ser o enfrentamento à produção e disseminação de notícias falsas ao longo das eleições do ano que vem, segundo informou o presidente da comissão, senador Angelo Coronel (PSD-BA).

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que conta com a participação de senadores e deputados federais, foi instalada em 4 de setembro de 2019, mas está suspensa desde 20 de março de 2020. Na época, a maioria das atividades no Congresso foi congelada para não promover aglomerações devido à crise sanitária provocada pela covid-19.

As comissões têm voltado a funcionar com a adoção de medidas de prevenção, mas, até o momento, a CPMI das Fake News segue parada, embora ainda tenha 207 dias de funcionamento a serem utilizados, de acordo com Angelo Coronel.

O senador disse já ter conversado com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a retomada da CPMI e, em princípio, está acertado retomá-la em fevereiro.

A CPMI poderá se utilizar de informações relacionadas às fake news já colhidas pela CPI da Covid, se for vontade da maioria do colegiado. Inclusive, profissionais da CPMI chegaram a trabalhar com a comissão que terminou em outubro.

“Temos que nos ater ao que é fake news. […] O que tiver esse entrelaçamento com a CPI da Covid evidente que vamos aproveitar.”

Confira matéria completa no uol

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

A responsabilidade civil e os influenciadores digitais
Artigo publicado no site Migalhas explica como o influenciador digital está enquadrado nos pontos do Código de Defesa do Consumidor que tratam da publicidade.
O preço do turnover: quanto as empresas perdem com a saída de um líder?
Muito se ouve falar sobre a importância da liderança na gestão organizacional. Muito se fala sobre como esses profissionais criam o elo entre as necessidades do negócio e dos times, como precisam apoiar e desenvolver pessoas, dar feedback, ser o exemplo e ainda atingir os resultados a eles confiados.  Mas será que é possível mensurar […]

Receba a newsletter no seu e-mail