Home / Confiança vale mais que o amor pela marca na hora da decisão

Confiança vale mais que o amor pela marca na hora da decisão

Fonte: Propmark

24 de agosto de 2021

Estudo foi feito pela Edelman Trust Barometer 2021

A confiança se tornou um quesito muito mais decisivo para o consumidor na hora da tomada de decisão do que o amor pela marca. De acordo com o relatório Edelman Trust Barometer 2021, para 35% dos entrevistados no Brasil, confiar na marca é o fator decisivo na hora na compra; enquanto, para 20%, amar a marca é decisivo ao comprar.  

O relatório também mostrou que 72% dos brasileiros afirmaram se sentir mais atraídos por “marcas focadas em fazer do mundo um lugar melhor”, contra 28% que afirmam se sentir mais atraídos por “marcas focadas em fazer de mim uma pessoa melhor”. 

Marcília Ursini, vice-presidente-executiva da Edelman Brasil, disse que essa mudança de postura acelerou na pandemia. “A meu ver, isso se relaciona a um amadurecimento do consumidor, que deixa de olhar apenas para si e passa a olhar também ao seu redor, que não pensa apenas em si mesmo e passa a pensar também no outro. Hoje não basta ser uma love brand, é preciso ser também uma trust brand. Para ser confiável é preciso olhar para além do seu negócio”, afirmou.

O estudo mostrou que os brasileiros aguardam atitudes das empresas. Entre as ações estão ajudar boas causas, enfrentar desafios da sociedade, dizer verdades difíceis, apoiar comunidades locais, gerar mudanças positivas, abordar questões políticas e não contribuir para a desinformação. 

Com trabalho de campo de 12 de maio a 2 de junho de 2021, a pesquisa ouviu 14 mil pessoas em 14 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México e Reino Unido). 

Global Advisory
A Edelman lançou a Edelman Global Advisory, empresa da família DJE voltada para consultoria empresarial e governamental para instituições que buscam navegar no atual cenário de mudanças geopolíticas e econômicas. A Edelman Global Advisory (EGA) foi criada a partir da aquisição da Basilinna, consultoria estratégica baseada em Washington, D.C. A EGA prestará consultoria para empresas, governos e organizações sem fins lucrativos.

A equipe na América Latina, que além de Cidade do México também está presente em Buenos Aires, São Paulo, Bogotá e Miami, fornecerá serviços customizados para clientes que buscam entrar em novos mercados, expandir em mercados em que já estão, ter melhor entendimento sobre mudanças regulatórias e riscos políticos e desenvolver estratégias de engajamento com stakeholders.

Confira a matéria no Propmark.

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Como a assustadora engrenagem das redes ameaça a saúde e a democracia
Reportagem da Veja conversou com Tristan Harris, personagem central do documentário da Netflix O Dilema das Redes, com o diretor, Jeff Orlowski, e com especialistas para explicar como os gigantes da tecnologia expõem os usuários a riscos viciantes. Leia Mais
O futuro da TV
A TV não está morta, só está ficando maior com a adição de OTT e CTV. O tempo médio gasto pelos consumidores norte-americanos com conteúdo de vídeo OTT por assinatura aumentará 23% este ano, devido a pedidos para ficar em casa e um aumento no conteúdo disponível, de acordo com a análise da emarketer.  Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail