Home / Coalizão do setor de comunicação apresenta propostas ao pl das fake news

Coalizão do setor de comunicação apresenta propostas ao pl das fake news

Autoria: Liberdade Responsabilidade

14 de abril de 2023

A Coalizão formada por diversas instituições do setor da comunicação, dentre elas a ABAP, lança o “Propostas da coalizão do setor da comunicação para os desafios do PL 2630/2020”, um folder explicativo sobre as propostas do projeto de Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, amplamente discutido no Congresso com a participação de mais de 100 especialistas.

Destaca pontos importantes como a responsabilização das big techs para ampliação da proteção aos usuários, com regras claras de moderação de conteúdo,  funcionamento de redes sociais, ferramentas de buscas e aplicativos de mensagens; a preservação da liberdade de expressão de usuários e das plataformas, com transparência e responsabilidade que devem valer para todos, inclusive as big techs e a criação de regras de transparência e cumprimento de normas brasileiras quanto a conteúdos patrocinados, ressaltando que pelo menos  55 países já aplicam controles no uso da internet.

Outro ponto em destaque é a determinação de transparência na publicidade, já que conteúdos pagos e publicidade representam mais de 80% das receitas das plataformas e impulsionam grande parte da desinformação.

O documento consolida ainda os benefícios da aprovação do PL das fake news no combate à desinformação como:valorizar o jornalismo por meio da remuneração da atividade jornalística; defender o patrimônio do país por meio da regulação da publicidade digital contratada no exterior e direcionada ao público brasileiro, seguindo as regras tributárias e publicitárias brasileiras; identificar todas as empresas que participam da cadeia da publicidade digital junto à Receita Federal.

Material na íntegra

Confira em Liberdade Responsabilidade

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

1ª Câmara abre reuniões de outubro
O Conselho de Ética iniciou na manhã de hoje, por meio da sua 1ª Câmara, as sessões virtuais de julgamento do mês de abril. Confira os resultados: Representação Nº 047/23, em recurso ordinário, “mercado livre. Com atividades de Internet – Volta às aulas com descontos imperdíveis até 30% off – Ative cupons de até 5% […]
O que dizem especialistas sobre a regulamentação das plataformas
As plataformas que se recusarem a extrair perfis que incitem violência serão multadas em R$ 12 milhões. Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública editada na última quarta-feira (12) ainda prevê a suspensão das atividades, caso a rede ignore pedidos da Polícia Federal para retirar páginas consideradas nocivas. Um grupo foi criado pelo órgão […]

Receba a newsletter no seu e-mail