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Coalizão do setor de comunicação apresenta propostas ao pl das fake news

Autoria: Liberdade Responsabilidade

14 de abril de 2023

A Coalizão formada por diversas instituições do setor da comunicação, dentre elas a ABAP, lança o “Propostas da coalizão do setor da comunicação para os desafios do PL 2630/2020”, um folder explicativo sobre as propostas do projeto de Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, amplamente discutido no Congresso com a participação de mais de 100 especialistas.

Destaca pontos importantes como a responsabilização das big techs para ampliação da proteção aos usuários, com regras claras de moderação de conteúdo,  funcionamento de redes sociais, ferramentas de buscas e aplicativos de mensagens; a preservação da liberdade de expressão de usuários e das plataformas, com transparência e responsabilidade que devem valer para todos, inclusive as big techs e a criação de regras de transparência e cumprimento de normas brasileiras quanto a conteúdos patrocinados, ressaltando que pelo menos  55 países já aplicam controles no uso da internet.

Outro ponto em destaque é a determinação de transparência na publicidade, já que conteúdos pagos e publicidade representam mais de 80% das receitas das plataformas e impulsionam grande parte da desinformação.

O documento consolida ainda os benefícios da aprovação do PL das fake news no combate à desinformação como:valorizar o jornalismo por meio da remuneração da atividade jornalística; defender o patrimônio do país por meio da regulação da publicidade digital contratada no exterior e direcionada ao público brasileiro, seguindo as regras tributárias e publicitárias brasileiras; identificar todas as empresas que participam da cadeia da publicidade digital junto à Receita Federal.

Material na íntegra

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Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.