Home / Crise econômica aumenta consumo de AVODs

Crise econômica aumenta consumo de AVODs

Fonte: Meio e Mensagem

28 de fevereiro de 2023

Diante do aumento no custo de vida, assinantes de SVOD consideram cancelar assinaturas e mudam seu foco para serviços gratuitos

Na pesquisa “A Publicidade na Incerteza Econômica – O Papel do AVOD”, a Rakuten Advertising mapeou hábitos de consumo de plataformas de vídeo on demand gratuitas e com publicidade, os AVODs, comparado com streamings que contam com assinaturas, mas não necessariamente oferecem anúncios aos usuários (SVODs).

O estudo envolveu pesquisa com 400 consumidores de 18 a 45 anos em todo o Brasil. A partir desse grupo, é possível notar nitidamente o avanço do streaming na rotina dos consumidores. Cerca de 76% assistem a plataformas de video on demand mais do que outros canais de video.

Consumo de AVODs comparado ao de SVOD

Todos os entrevistados assinam ao menos um serviço de streaming. Desses, 34% têm mais de três assinaturas pagas. Porém, essa realidade pode não se sustentar por muito tempo.

Dos entrevistadosm 76% afirmam consumir mais AVOD do que demais plataformas e esse consumo tende a crescer: 75% dizem que irão assistir mais AVOD por conta da crise econômica, que aumentou o custo de vida, e outros 31% irão cortar assinaturas pagas pelo mesmo motivo.

Ainda na seara da economia, 60% dos respondentes compartilham assinaturas para dividir os custos. O público de 25 a 34 anos tem esse hábito como mais predominante.

Publicidade no AVOD

A maioria dos entrevistados (45%) preferem anúncios relevantes com base em seus interesses, enquanto 40% preferem anúncios de marcas com as quais já se relacionam. Há, ainda, a preferência por anúncios mais curtos e frequentes (39%), interrompíveis (37%), e engraçados, envolventes e divertidos (36%).

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

6ª Câmara fecha reuniões de março
O Conselho de Ética do Conar promoveu reunião da manhã de hoje por meios virtuais, da sua 6ª Câmara. Confira os resultados: Representação Nº 261/21, “Supermercado Renata – Quase que o cobrão não aguenta até o final do vídeo!”. Resultado: sustação agravada por advertência ao anunciante, por unanimidade. Representação Nº 281/21, “Agiliza Saúde – Tudo […]
15 músicas de propaganda para relembrar estratégias de marca
Música e a propaganda são duas coisas que, muitas vezes, andam de mãos dadas. Afinal, quem nunca ficou com um jingle na cabeça, não é mesmo? Campanhas costumam utilizar músicas famosas para pegar carona no sucesso das faixas mais ouvidas no momento, mas a razão pela qual as empresas escolhem relacionar sua marca a um […]

Receba a newsletter no seu e-mail