Home / Crise econômica aumenta consumo de AVODs

Crise econômica aumenta consumo de AVODs

Fonte: Meio e Mensagem

28 de fevereiro de 2023

Diante do aumento no custo de vida, assinantes de SVOD consideram cancelar assinaturas e mudam seu foco para serviços gratuitos

Na pesquisa “A Publicidade na Incerteza Econômica – O Papel do AVOD”, a Rakuten Advertising mapeou hábitos de consumo de plataformas de vídeo on demand gratuitas e com publicidade, os AVODs, comparado com streamings que contam com assinaturas, mas não necessariamente oferecem anúncios aos usuários (SVODs).

O estudo envolveu pesquisa com 400 consumidores de 18 a 45 anos em todo o Brasil. A partir desse grupo, é possível notar nitidamente o avanço do streaming na rotina dos consumidores. Cerca de 76% assistem a plataformas de video on demand mais do que outros canais de video.

Consumo de AVODs comparado ao de SVOD

Todos os entrevistados assinam ao menos um serviço de streaming. Desses, 34% têm mais de três assinaturas pagas. Porém, essa realidade pode não se sustentar por muito tempo.

Dos entrevistadosm 76% afirmam consumir mais AVOD do que demais plataformas e esse consumo tende a crescer: 75% dizem que irão assistir mais AVOD por conta da crise econômica, que aumentou o custo de vida, e outros 31% irão cortar assinaturas pagas pelo mesmo motivo.

Ainda na seara da economia, 60% dos respondentes compartilham assinaturas para dividir os custos. O público de 25 a 34 anos tem esse hábito como mais predominante.

Publicidade no AVOD

A maioria dos entrevistados (45%) preferem anúncios relevantes com base em seus interesses, enquanto 40% preferem anúncios de marcas com as quais já se relacionam. Há, ainda, a preferência por anúncios mais curtos e frequentes (39%), interrompíveis (37%), e engraçados, envolventes e divertidos (36%).

Confira matéria no Meio e Mensagem

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Caboré 2020 revela os 42 profissionais e empresas indicados ao Prêmio
Marcio Toscani, Co-CEO e COO da Leo Burnett Tailor Made e diretor da ABAP, foi indicado na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação, ao lado de Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter, e Luiz Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy Brasil. Os indicados às 14 categorias do Prêmio Caboré 2020 foram conhecidos durante o Maximídia. Confira […]
O papel da inteligência artificial na transformação contínua da mídia digital
Quase que diariamente, profissionais de comunicação e criatividade se deparam com mais ferramentas de inteligência artificial (IA), que chegam com a proposta de mudar suas rotinas criativas. Para além de Alexa e Siri, vale citar ferramentas como o ChatGPT, que desde seu lançamento, em novembro de 2022, é motivo de grandes discussões no mercado. Inevitavelmente, […]

Receba a newsletter no seu e-mail