Home / Apple pode estar às vésperas de um processo pesado antitruste nos EUA

Apple pode estar às vésperas de um processo pesado antitruste nos EUA

Fonte: Olhar Digital

10 de janeiro de 2024

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) pode estar prestes a lançar uma extensa ação antitruste contra a Apple. A big tech vem sendo investigada pelas autoridades há alguns meses e esses trabalhos estão em fase final, segundo informações do The New York Times (NYT).

Vários aspectos têm sido observados pelos investigadores. Incluindo como a Apple impede que rivais usem o iMessage, bem como como o Apple Watch funciona melhor quando usado com o iPhone em comparação com relógios de outras marcas.

Além disso, há suspeitas de que a Apple impede que outros provedores financeiros usem serviços de pagamento específicos do iPhone. De acordo com o NYT, o processo pode ser aberto pelo DOJ ainda na primeira metade deste ano.

Big techs e questões antitruste

A Apple atraiu o escrutínio antitruste várias vezes no passado recente. Em dezembro, por exemplo, os legisladores dos EUA pediram uma investigação do DOJ após a empresa bloquear o aplicativo Beeper, projetado para permitir o uso do iMessage da Apple em dispositivos Android.

As ações da Apple são vistas com muita preocupação no país. Segundo apontam as autoridades norte-americanas, elas podem prejudicar a competição, eliminar escolhas dos consumidores e desencorajar inovações em serviços de mensagens interoperáveis.

A Apple não é a única grande empresa de tecnologia que lida com questões antitruste no momento. A Comissão Federal de Comércio (FTC) abriu um enorme processo antitruste contra a Amazon no ano passado, e o Google concordou em pagar US$ 700 milhões em dezembro para resolver as acusações antitruste. A Microsoft também ainda enfrenta o escrutínio da FTC sobre seu acordo para adquirir a Activision Blizzard.

Confira matéria no Olhar Digital

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

CEOs projetam otimismo moderado para 2024, indica pesquisa
Todo ano, neste período, iniciam-se as retrospectivas do ano que passou e as projeções do ano que está por vir, e, neste ano, não seria diferente. Encerrando a série de estudos Data-Leaders, o instituto Data-Makers e a agência CDN, desenvolveram a pesquisa “Líderes de Negócios e Perspectivas para 2024”, que revela que os CEOs estão […]
Mercado publicitário dos EUA registra terceiro ganho consecutivo em setembro
O mercado publicitário dos EUA subiu apenas 0,1% em Setembro face ao mesmo mês do ano anterior, mas mesmo assim marcou o terceiro ganho mensal consecutivo, após um período prolongado de descidas sequenciais. Embora não sejam necessariamente boas notícias, face às crescentes preocupações de que a macroeconomia permaneça incerta, incluindo especulações sobre outra recessão nos […]

Receba a newsletter no seu e-mail