Home / Além do outdoor: por que as marcas de varejo estão adotando o DOOH programático

Além do outdoor: por que as marcas de varejo estão adotando o DOOH programático

Fonte: The Drum

22 de novembro de 2023

Hoje, o cenário do varejo é mais rápido e competitivo do que nunca. A previsão para as vendas globais no mercado varejista deverá atingir mais de US$30 bilhões até 2024. As marcas devem encontrar formas de captar a atenção do consumidor e influenciar as decisões de compra, tanto online como na loja física. É por isso que os profissionais de marketing de varejo com visão de futuro estão indo além da publicidade tradicional OOH e adotando a inovação e a tecnologia oferecidas pelo digital programático DOOH.

O DOOH programático permite que as marcas levem a publicidade OOH para o próximo nível por meio de segmentação baseada em dados, medição avançada e flexibilidade aprimorada. As marcas de varejo agora podem envolver públicos personalizados ou predefinidos em ambientes relevantes, no momento certo, usando telas DOOH específicas e parâmetros altamente direcionados.

Capacidades tecnológicas do DOOH programático para marcas de varejo

Um dos recursos mais valiosos desbloqueados pelo DOOH programático é a segmentação precisa do público. Ao aproveitar dados de audiência exclusivos, as marcas de varejo podem identificar e compreender seus principais clientes e, em seguida, alcançar esses compradores com criativos personalizados, na hora certa e no lugar certo. As marcas podem direcionar geograficamente as telas DOOH perto de suas próprias lojas ou locais de concorrentes, cercar shoppings e shopping centers ou delimitar geograficamente bairros de alto valor.

Com essa precisão, os varejistas podem atingir objetivos como aumentar o tráfego nas lojas e as vendas on-line, converter os clientes dos concorrentes, aumentar a intenção de compra e o recall da marca e muito mais. O DOOH programático também permite promover downloads de aplicativos e programas de fidelidade, visando áreas de espera, como estações de transporte público.

À medida que as campanhas DOOH programáticas são otimizadas através de dados de desempenho em tempo real, os profissionais de marketing de varejo agora podem tratar suas campanhas DOOH como qualquer outro canal digital, criando uma experiência omnicanal perfeita. Os varejistas obtêm insights sobre métricas de engajamento e conversão para que os planos de mídia possam ser ajustados para gerar resultados ideais. Esta medição eficaz também demonstra o verdadeiro impacto do DOOH no aumento das visitas às lojas, nas vendas online e no reconhecimento da marca.

Táticas que as marcas de varejo podem aproveitar

Estratégias como otimização criativa dinâmica, segmentação personalizada de público e retargeting em outros canais digitais tornam o DOOH programático ainda mais poderoso para marcas de varejo. A flexibilidade do DOOH programático permite que as marcas de retalho personalizem campanhas em diferentes mercados, implementem criativos dinâmicos que integram dados em tempo real e alarguem o seu alcance em todo o mundo para envolver compradores em qualquer região.

No ano passado, o retalhista de moda britânico New Look lançou uma campanha programática DOOH para promover a sua nova coleção Outono/Inverno em centros comerciais e ruas principais. Os resultados foram um aumento de 73% no tráfego de pedestres nas lojas New Look, um aumento de 4x no reconhecimento do anúncio e fortes vendas da nova coleção sazonal. Este estudo de caso demonstra como o DOOH programático pode proporcionar um impacto real nos negócios dos varejistas.

No atual ambiente de varejo omnicanal, o DOOH programático preenche todos os requisitos – desde a segmentação precisa até o impacto no mundo real e a escala global até a medição eficaz. É por isso que as marcas de varejo estão indo além da sinalização estática e abraçando as vantagens proporcionadas por esse poderoso canal de publicidade. Os profissionais de marketing de varejo que utilizam o DOOH estarão mais bem posicionados para influenciar o público, gerar conversões e ver o sucesso de suas marcas tanto na loja quanto online.

Confira matéria no The Drum

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

YouTube reforça auditoria de dados por terceiros com MRC
O Google anunciou nesta terça-feira, 21 de fevereiro, que o Media Rating Council (MRC) irá verificar as métricas de viewability reportadas por três empresas para o YouTube.
Instituto Palavra Aberta e TV Cultura lançam série sobre educação midiática para jovens
O Instituto Palavra Aberta e a TV Cultura lançaram esta semana o “Me Explica, Vai!”, uma série de interprogramas, de cinco minutos cada, que estão sendo exibidos diariamente na grade da emissora com a finalidade de difundir a educação midiática entre crianças e jovens.Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail