Home / ABAP lança a revisão do Código de Ética das Agências Associadas
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP lança a revisão do Código de Ética das Agências Associadas

Fonte: Simbiose Conteúdo, com ABAP

25 de setembro de 2025

banner preto com letras brancas e laranja ilustra Código de Ética das Agências Associadas à Abap

A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário está lançando o Código de Ética das Agências Associadas ABAP ampliado, que detalha as ações compreendidas pela instituição como imprescindíveis para que uma empresa de comunicação atue no mercado de publicidade de forma responsável e sustentável.

O Código orienta as relações das agências com anunciantes, veículos, elos digitais, concorrência, colaboradores, fornecedores, consumidores e sociedade. Entre as novidades, há recomendações relacionadas a ambientes inclusivos, uso de inteligência artificial e ética na participação em premiações.

“A adesão a esses direcionamentos do Código de Ética é essencial para a filiação à ABAP, pois o objetivo é estimular ações que sustentem a credibilidade e a relevância do mercado de publicidade brasileiro.” afirma a diretora executiva Mariana Panhoni.

Código de ética estimula inclusão e boas práticas no uso de IA

Além do estímulo ao cumprimento das regras de autorregulamentação publicitária, do Conar e do Cenp, o Código de Ética das Agências Associadas ABAP estimula a construção de um espaço ético e diverso nas agências e no mercado. O código destaca que as agências devem promover um ambiente profissional inclusivo, livre de qualquer forma de discriminação e assédio e que estimule respeito, empatia e cooperação.

Outro ponto importante é a observação de uso responsável de inteligência artificial (IA), com transparência das fontes utilizadas, peças e campanhas geradas ou alteradas com uso de ferramentas de IA. O Código também recomenda que as peças tenham sempre a supervisão humana, autorização para uso de vozes e imagens, direitos autorais e que haja monitoramento dos resultados, para evitar vieses estereotipados, principalmente em relação a grupos mais vulneráveis.

O documento recomenda ainda a implantação de mecanismos internos de governança ética como código de conduta, processo de validação de cases e campanhas submetidas a premiações, área de compliance e canal de denúncias seguro.

A íntegra do Código pode ser consultada clicando aqui.

abapautorregulamentaçãocódigo de éticacompliancecondutagovernançainteligência artificialprocessospublicidaderegras

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.