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ABAP lança Código de Conduta para Inscrição de Agências em Premiações

Fonte: Simbiose Conteúdo, com ABAP

19 de setembro de 2025

Banner preto com letras brancas e azuis código de conduta ABAP para inscrição de agências em premiações

A ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema de Publicidade, está lançando o Código de Conduta para Inscrição de Agências em Premiações. O documento estabelece diretrizes claras para apoiar as agências a assegurar que a participação em festivais siga padrões éticos e responsáveis com todo o ecossistema de comunicação.
O Código foi construído de forma criteriosa, ouvindo lideranças do setor, entidades parceiras e profissionais experientes no ecossistema criativo. A iniciativa é um compromisso coletivo com a reputação da publicidade brasileira e já foi assinada por mais de 50 agências associadas à ABAP.

Logotipos agências Código de Conduta ABAP para inscrição de Agências em Premiações

“Nossa proposta é orientar mercado com um documento simples, estimulando todo o ecossistema a assumir esse compromisso, para que a publicidade brasileira continue sendo uma referência para o nosso país e mundo”, afirma Marcia Esteves, presidente da ABAP.

Princípios incluem compromisso com informações certificadas

O texto do Código de Conduta ABAP para Inscrição de Agências em Premiações é composto de quatro partes: Princípios fundamentais, Requisitos para inscrição, Condutas vedadas e Responsabilidade da liderança.
Na primeira parte estão listados compromissos com a verdade, transparência, integridade profissional, responsabilidade social e sustentabilidade do setor. Nela, há indicativos sobre as informações fornecidas aos festivais, que devem ser precisas, verificáveis, com as devidas fontes e datas claramente indicadas. O texto também faz referência às métricas da campanha, que devem ser claras e, se possível, oficiais.

Aprovação dos anunciantes faz parte do compromisso

Entre os requisitos para inscrição, a ABAP destaca o respeito aos critérios de cada festival e a necessidade de veiculação real das campanhas.

As agências devem ter autorização formal do cliente para utilizar a marca em campanhas participantes de festivais e toda peça inscrita deve ter sido previamente aprovada pelo cliente anunciante.

Agências devem ter comitês internos para aprovação de cases

O documento termina com a recomendação de que cada agência crie uma política interna de aprovação das peças para participação nos festivais, com times responsáveis por revisar e validar os cases, verificando documentos, dados informados e nomeando um responsável designado para cada inscrição.
A íntegra do Código pode ser encontrada clicando aqui.

 

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.