Home / ABAP leva ações para o Cannes Lions em parceria com Globo e agências associadas
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP leva ações para o Cannes Lions em parceria com Globo e agências associadas

Fonte: Simbiose Conteúdo, com ABAP

12 de junho de 2025

Arte em fundo azul royal com letras brancas convida para eventos da ABAP em Cannes

O Brasil é o primeiro país a ser homenageado como Creative Country of the Year por Cannes Lions, o maior festival de publicidade do mundo, e a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário marcará presença no evento, comemorando o poder e a importância da criatividade brasileira.

A ABAP vai oferecer um café da manhã exclusivo para convidados no terraço do Lounge da Globo, no Country Pavillion, no dia 18 de junho, para celebrar o talento dos profissionais e agências brasileiras, em Cannes. A ação acontece com o patrocínio das agências associadas AlmapBBDO, Lew’Lara\TBWA, Calia e Suba.

Marcia Esteves, Presidente ABAP e CEO da Lew’Lara/TBWA, e Mariana Panhoni, Diretora-executiva da ABAP, e os diretores Adriana Machado (Tom Comunicação) e Américo Neto (ViaMídia) vão recepcionar os convidados.

“A presença da ABAP em Cannes este ano é especialmente importante, pois no ano em que a entidade comemora 75 anos de representação e fortalecimento da publicidade e do talento brasileiro, o Brasil é indicado como país de destaque em Cannes. Preparamos essa ida a Cannes, junto a importantes parceiros, com ações que celebram a potência da criatividade
brasileira, que tanto impacto causa, no Brasil e no mundo. Esse momento é muito emblemático.” afirma Marcia Esteves.

O café da manhã faz parte de uma série de ações que a associação vai apoiar, durante o festival. O calendário começa no dia 16, com um carnaval fora de época com direito a show de trio elétrico, que começará no Rooftop Terrace e seguirá pelas ruas de Cannes. O evento acontecerá em parceria com a Film Brazil (APRO) e a Globo.

Também em parceria com a Globo, o espaço da empresa no festival irá exibir um vídeo de homenagem à publicidade brasileira, com cases de agências associadas à ABAP, premiados em toda a história do festival. E, nas redes sociais, a ABAP compartilhará insights e conteúdo do festival, assim como a lista das agências associadas que forem indicadas e premiadas no evento.

Publicidade brasileira se destaca em muitos aspectos, no festival

Nos últimos 10 anos, o Brasil sempre esteve entre os quatro países mais premiados em Cannes Lions e, no ano passado, recuperou o lugar de segundo país com melhor desempenho, atrás somente dos Estados Unidos. No ranking de agências, DM9 e AlmapBBDO, ambas associadas à ABAP, são as únicas brasileiras a figurar no top 10.

Em 2024, com 2.066 inscrições, o Brasil ficou em 3º lugar no ranking de países com maior número de peças concorrentes, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. Como resultado, dos 841 troféus entregues, 92 troféus ficaram com brasileiros.


Em 2025, o Brasil terá a participação de 33 jurados em Cannes, dos quais três serão presidentes de júri, além de 9 representantes no júri de shortlists. Entre eles estão jurados das agências associadas ABAP, como Ícaro Dória (DM9), Benjamin Yung (DPZ), Leticia Rodrigues (FCB), Rafaela Alves e Fernando Duarte (AlmapBBDO), Juliana Leite (Africa Creative). Para o júri de shortlists, foram indicadas Carla Cancellara (Fbiz), Nicole Godoy (VML), Rafael Gil (Artplan) e Rejane Romano (Publicis Group).

– Se sua agência não é associada à ABAP, clique aqui. E saiba como participar e fortalecer nosso ecossistema com criatividade e ter acesso a benefícios ao seu negócio.

– Aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP. Acesse aqui, e acompanhe as nossas redes sociais como Instagram e LinkedIn.

adriana machadoamerico netocannes lionsMarcia Estevesmariana panhonipublicidade

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.