Home / Quanto custa o processo de concorrência para uma agência

Quanto custa o processo de concorrência para uma agência

Fonte: Propmark

5 de outubro de 2023

R$ 160,7 mil é o custo médio para marcas e agências que participam de um processo de concorrência no Brasil. Um levantamento, realizado pela B.done, identificou que as marcas nacionais gastam, em média, R$ 31,1 mil a cada nova concorrência, enquanto o custo médio desse trabalho por parte das agências é de R$ 32,4 mil.

O custo médio final leva em consideração uma marca e quatro agências na disputa – número habitual do mercado.

Para chegar aos resultados, a empresa ouviu o histórico de 100 marcas e agências brasileiras que participaram de concorrências entre janeiro e agosto de 2023.

O estudo levou em consideração apenas os valores relacionados às horas de trabalho dos profissionais envolvidos no processo – de analistas a lideranças, com base em seus respectivos salários.

Número de concorrências
Outro dado importante da pesquisa revela que cada agência participa, em média, de 12 concorrências por ano. Dessa forma, as empresas do setor destinam aproximadamente R$ 390 mil de sua receita anual para tais disputas.

Segundo Cáh Morandi, CEO e fundadora da B.done, o custo exige que as agências encontrem mecanismos que permitam tornar mais estratégica a participação em concorrências.

“A cada agência que fecha um contrato, pelo menos outras três ficam a ver navios. Isso significa que todo o montante investido na operação acaba indo pelo ralo. Uma boa saída para as agências pode ser a inclusão de intermediários capazes de conectar com marcas que tenham interesse em seus serviços e atributos de mercado”, explica.

Confira matéria no Propmark

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Brasil terá 25 jurados no Cannes Lions 2023
A organização do Cannes Lions divulgou, nesta quinta-feira (6), a lista com os nomes dos jurados do festival, que acontece entre os dias 19 e 23 de junho, na Riviera Francesa. Ao todo, são 290 profissionais de 46 mercados. O Brasil terá 25 jurados no Cannes Lions 2023, sendo 15 mulheres e 10 homens. Em […]
Orçamento para comunicação empresarial deve aumentar em 3% para 2023
O Aberje Trends 2023 deu início à sua 7ª edição com uma notícia de que o orçamento previsto para a área da comunicação empresarial em 2023 é de R$ 35,3 bilhões, representando um aumento de 3% em relação ao ano passado, quando o valor foi de R$ 34,4 bilhões. O evento, realizado no Museu de […]

Receba a newsletter no seu e-mail