Home / “Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

“Big Techs mercantilizaram as notícias e incentivam o mau jornalismo”

Fonte: Cultura

31 de janeiro de 2023

Vencedora do prêmio Nobel da Paz critica as plataformas digitais e a forma como tratam as notícias

Roda Viva desta segunda-feira (30) recebe a escritora e jornalista filipina Maria Angelita Ressa, uma das ganhadoras do prêmio Nobel da Paz em 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão.

A jornalista Adriana Ferreira Silva fala sobre a forma de fazer jornalismo nas redes sociais e a produção dos textos “caça-clique”. Assim, ela pergunta quão prejudicial é a lógica do “pageview” e a busca desenfreada pela audiência. Para a escritora, as plataformas digitais mercantilizaram as notícias de maneira perigosa e incentivaram a mentira, pois tem um alcance maior das redes.

“Virou o mundo de cabeça para baixo, porque elas incentivaram as mentiras. Eles [Big Techs] incentivam o mau jornalismo. Eles incentivam a manipulação de raiva e ódio. Jornalistas não fazem isso”, afirma Ressa.

Apesar da críticas, ela mostra um olhar otimista. Ressa diz que jornalismo e tecnologia irão entrar em acordo para colocar um limite na disseminação de conteúdo para “proteger a gestão do medo”. Porém, ressalta que não será imediato.

“A curto prazo, se construirmos comunidades de ação, podemos combater no mundo real. E nós devemos exigir sempre mais dessas plataformas tecnológicas”, explica.

Participam da bancada de entrevistadores a jornalista e escritora Adriana Ferreira Silva, Cecília Olliveira, jornalista do Intercept BrasilJefferson Barbosa, editor do Perifa Connection, a presidente da Abraji Katia Brembatti, e Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo

Confira matéria na Cultura

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

RJ: sites de pirataria de TV por assinatura são alvo de operação
A Polícia Civil e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) deflagraram, na manhã desta terça-feira (19/4), nova fase da Operação 404 e cumprem mandados de busca e apreensão contra a pirataria em serviços de TV por assinatura no Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, o prejuízo estimado ultrapassa R$ 100 milhões. A ação é coordenada […]
Agências estão adaptadas às medidas mais restritivas
Em reportagem do Propmark, Mario D’Andrea, presidente da ABAP, explica que as novas medidas de restrições do governo do Estado de São Paulo para conter a propagação da Covid-19 não alteram os trabalhos das agências, já adaptadas ao sistema home office. Leia Mais

Receba a newsletter no seu e-mail