Home / Google, Amazon e Meta gastaram US$ 95 milhões contra lei anti-concentração de mercado nos EUA

Google, Amazon e Meta gastaram US$ 95 milhões contra lei anti-concentração de mercado nos EUA

Fonte: Valor Investe

6 de setembro de 2022

Projeto de lei norte-americano busca reduzir o domínio das chamadas ‘Big Techs’ na internet

Alphabet, dona do GoogleAppleAmazon Meta, dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, investiram, desde o ano passado, quase US$ 95 milhões em lobby para inviabilizar o American Innovation and Choice Online Act, projeto de lei norte-americano que busca reduzir o controle das chamadas ‘Big Techs’ na internet, segundo informações da Bloomberg. A votação do projeto está com prazo se esgotando com a proximidade das eleições legislativas, em novembro, e a aprovação corre o risco de fracassar.

Após uma batalha de quase dois anos, o projeto de lei corre forte risco de fracassar, segundo a reportagem, já que o Senado retorna esta semana para um esforço final antes das eleições de novembro. Os defensores do projeto juram que têm os votos necessários, mas não está claro se isso se confirmará, além de Senado estar concentrado em outras leis de gastos obrigatórias.

O fracasso seria um revés para políticos, ativistas e reguladores que argumentam que o Vale do Silício tem muito controle sobre a vida das pessoas, aponta o texto. Isso marcaria uma grande vitória para as Big Techs, que argumentam que a lei antitruste enfraqueceria a privacidade, ameaçaria a segurança nacional e degradaria os produtos que os consumidores já desfrutam.

Embora cortar as asas de gigantes da tecnologia por meio da reforma antitruste tenha recebido apoio de republicanos e democratas durante o atual mandato, espera-se que uma provável maioria do Partido Republicano na Câmara, no próximo ano, se concentre nas alegações de que as plataformas da Internet reprimem os pontos de vista conservadores.

Confira matéria no Valor Investe

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Web 3.0: como jornais e portais têm se preparado para a evolução
Os jornais – e, portanto, as redações – vivem sob o terror das sucessivas crises econômicas nos últimos 20 anos, no mínimo. Nos anos 1990, jornais como Folha de São Paulo e The New York Times, nos Estados Unidos, começaram a oferecer as primeiras páginas na internet recém-nascida. Atualmente, os veículos de impressa continuam a […]
Nova direção e foco em tendências: a volta do Festival de Publicidade de Gramado
Há alguns meses, Andressa Martins, a primeira mulher a dirigir o Festival Mundial de Publicidade de Gramado, iniciou conversas com o mercado com a ideia de trazer uma edição do evento, que celebra a criatividade e trabalhos das agências e marcas, para a cidade de São Paulo. Contudo, a retomada na capital paulista, na visão […]

Receba a newsletter no seu e-mail