Home / Moraes diz que “mundo jurídico se acovardou” contra as fake news

Moraes diz que “mundo jurídico se acovardou” contra as fake news

Fonte: Correio Braziliense

27 de maio de 2022

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o Judiciário demorou a perceber o perigo das fake news na sociedade. O magistrado ainda destacou que a extrema direita cooptou as redes sociais e cobrou uma mudança de posturas das empresas de tecnologia para combater os crimes.

“O mundo jurídico se acovardou. E criou uma falsa ideia de liberdade de expressão que não existe para nada. Ou seja, ninguém mais discutia que liberdade de expressão não é discurso de ódio, não é discurso nazista, não é discurso homofóbico, não é discurso machista, racista”, disse o ministro em um evento da Universidade de São Paulo, nesta sexta-feira (27/5).

Moraes é relator dos inquéritos que investigam o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras pessoas que estão por trás da disseminação de fake news na internet. Recentemente, ele afirmou que as investigações estão perto de revelar quem são os financiadores da produção e dos disparos em massa de notícias falsas.

No evento da USP, o ministro destacou que a extrema direita tem dominado esse meio. “Cooptação total das redes pelo populismo de extrema direita, que foi extremamente competente. Extremamente competente. Verificou o quê? Verificou: se a voz está lá agora, vamos dominar essa voz; se lá é expressão da democracia, vamos construir entre as passas a nossa democracia. E cooptou isso”, disse.

O magistrado ainda afirmou que a liberdade de expressão não pode ser confundida com discurso de ódio e disse que a lei deve agir em casos desse nível. “Um livro defendendo as mesmas ideias absurdas que vários sites, vários canais, perfis defendem, é possível isso? Não. Alguém discute isso? Ninguém”, disse.

“Toda a legislação que se aplica para tudo, de repente deu uma bobeira geral: ah, para as redes sociais não pode (controlar). Por que não pode? Os direitos fundamentais mudaram? A responsabilidade jurídica mudou?”, completou.

Confira matéria no Correio Braziliense

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

News Corp. e Google entram em acordo sobre pagamento com pacto global por notícias (em inglês)
A News Corp. e a Alphabet fecharam um acordo de três anos para que a gigante de buscas pague por notícias. O acordo inclui os jornais Wall Street Journal, Barron’s, MarketWatch e New York Post, além de cerca de 30 títulos na Austrália.Leia Mais
WTW 2021 discute novos desafios da representatividade
Ana Paula Bogus, global head of business da Rappi, Danielle Bibas, VP de Marketing da Avon Brasil, Renata Bokel, CSO da WMCcann, e Ana Fontes, CEO e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, participaram de debates sobre a mulher no mercado de trabalho e na sociedade durante o Women to Watch 2021.

Receba a newsletter no seu e-mail