Home / Moraes diz que “mundo jurídico se acovardou” contra as fake news

Moraes diz que “mundo jurídico se acovardou” contra as fake news

Fonte: Correio Braziliense

27 de maio de 2022

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o Judiciário demorou a perceber o perigo das fake news na sociedade. O magistrado ainda destacou que a extrema direita cooptou as redes sociais e cobrou uma mudança de posturas das empresas de tecnologia para combater os crimes.

“O mundo jurídico se acovardou. E criou uma falsa ideia de liberdade de expressão que não existe para nada. Ou seja, ninguém mais discutia que liberdade de expressão não é discurso de ódio, não é discurso nazista, não é discurso homofóbico, não é discurso machista, racista”, disse o ministro em um evento da Universidade de São Paulo, nesta sexta-feira (27/5).

Moraes é relator dos inquéritos que investigam o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras pessoas que estão por trás da disseminação de fake news na internet. Recentemente, ele afirmou que as investigações estão perto de revelar quem são os financiadores da produção e dos disparos em massa de notícias falsas.

No evento da USP, o ministro destacou que a extrema direita tem dominado esse meio. “Cooptação total das redes pelo populismo de extrema direita, que foi extremamente competente. Extremamente competente. Verificou o quê? Verificou: se a voz está lá agora, vamos dominar essa voz; se lá é expressão da democracia, vamos construir entre as passas a nossa democracia. E cooptou isso”, disse.

O magistrado ainda afirmou que a liberdade de expressão não pode ser confundida com discurso de ódio e disse que a lei deve agir em casos desse nível. “Um livro defendendo as mesmas ideias absurdas que vários sites, vários canais, perfis defendem, é possível isso? Não. Alguém discute isso? Ninguém”, disse.

“Toda a legislação que se aplica para tudo, de repente deu uma bobeira geral: ah, para as redes sociais não pode (controlar). Por que não pode? Os direitos fundamentais mudaram? A responsabilidade jurídica mudou?”, completou.

Confira matéria no Correio Braziliense

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

R$ 1 investido em publicidade gera R$ 8 na economia brasileira, diz estudo
Estudo inédito da Deloitte comprova, em números, a importância da publicidade na geração de riquezas para o país. “A publicidade não beneficia apenas os anunciantes e veículos, ela traz enormes benefícios econômicos para o PIB brasileiro, cria empregos, dissemina a informação. É a indústria que impulsiona as outras indústrias", diz Mario D’Andrea, presidente da ABAP.
Clube de Criação tem nova diretoria
Joana Mendes e Gabriela Moura assumem respectivamente a presidência e a vice-presidência do Clube de Criação durante os próximos dois anos. Ambas encabeçam a Chapa 1, a Chapa Preta, que venceu a eleição realizada online nesta segunda-feira (25), com a conquista de 130 dos votos válidos. Em sua plataforma de campanha, o grupo defendeu “que a diversidade alimenta a criatividade”, destacando que essa diversidade “se reflete em toda a chapa, principalmente por ser composta […]

Receba a newsletter no seu e-mail