Home / Mercado publicitário avança e supera patamar anterior à pandemia, mostra pesquisa

Mercado publicitário avança e supera patamar anterior à pandemia, mostra pesquisa

Fonte: CNN

14 de junho de 2022

Resultado do ano anterior é 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela Covid-19

O mercado publicitário brasileiro movimentou aproximadamente R$ 69 bilhões em compra de mídia em 2021, de acordo com o levantamento da Kantar Ibope Media.

O resultado do ano anterior é 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela Covid-19, quando o setor totalizou um investimento de R$ 49 bilhões. Mas a principal notícia do estudo é que o setor já superou os patamares anteriores à pandemia.

“O mercado publicitário viu as marcas cortarem os seus investimentos em 2020. No ano passado, mesmo com alguns reflexos da doença na economia, as empresas voltaram a investir na comunicação”, explica a diretora da Kantar Ibope Media, Viviane Vela.

Conforme o levantamento, mais de 90% do total em compra de mídia foram realizados por 15 segmentos da economia. No topo do ranking estão os setores de serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%).

Desde que a Kantar Ibope Media começou a compilar dados de investimento publicitário, há sete anos, essa é a primeira vez que o setor de comércio não aparece na primeira colocação do estudo.

Outro aspecto importante na retomada do capital no mercado criativo se deu com a entrada de novos anunciantes. Os dados da pesquisa — que tem o título Insider Advertising, ou Por Dentro da Publicidade — apontam que o número de empresas investindo em propaganda cresceu 22% em relação a 2020 e 47% na comparação com 2019.

“A maior parte desses entrantes têm atuação forte no digital, mas eles anunciam em todos os espaços publicitários”, destaca a presidente da Kantar Ibope Media no Brasil, Melissa Vogel.

Conforme apurou a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, na lista empresas que mais investiram em publicidade em 2021 estão nomes como a rede social chinesa TikTok, o e-commerce asiático Shopee e o aplicativo de compras de supermercados Cornershop.

Além de retomar o crescimento nos valores investidos, o mercado publicitário voltou a alocar recursos em inserções que acabaram sendo deixadas de lado por causa das limitações de movimentação de pessoas impostas da pandemia.

Um dos destaques, segundo a pesquisa, foi o avanço nas campanhas em mobiliários urbanos, como os painéis digitais, relógios de rua e outdoors, que registraram crescimento de 39% de um ano para o outro.

A Insider Advertising ainda avaliou a recepção do público às campanhas. Em 2021, 70% dos espectadores disseram estar atentos aos anúncios das marcas, 10 pontos porcentuais a mais que o registrado em 2020.

Além disso, quase metade dos brasileiros disseram levar em conta a publicidade na hora de fazer compras.

Futuro

Para a CEO da agência ID/TBWA, Camila Costa, os resultados positivos em 2021 já “carregam” reflexos positivos para 2022.

A executiva acredita que os anunciantes têm aumentado seus orçamentos ao mesmo tempo em que vão diversificando as plataformas de seus anúncios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Confira matéria na CNN

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

Sociedade vai ter um “tilt” se continuar usando redes sociais como usa, diz pesquisa
Pesquisa da Universidade de Washington aponta que as redes sociais como estão hoje, fragmentadas e frenéticas, e a regulação opaca podem levar nossa sociedade ao colapso.
Os desafios do uso de dados nos serviços de delivery
Em 2021, a comida por delivery e as compras de supermercado pela internet foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores no comércio eletrônico, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Os dados apontam que, a primeira foi de 30,40% em 2019 para 54,80% e […]

Receba a newsletter no seu e-mail